Vice-governador João Leão cai no colo de ACM Neto, após desandar petista, e será o candidato a senador, enquanto o vice carlista poderá ser decidido entre PDT e Republicanos.
Na imagem: vice-governador da Bahia João Leão (PP) e ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB). |
Tá saindo caro para o PT da Bahia, o ‘cantar de galo’ do falastrão senador Jaques Wagner em uma emissora de rádio de Salvador, que antecipou o desandar petista quando pegou de surpresa o vice-governador João Leão (PP), que só soube pela imprensa que não assumiria o governado do Estado, pois o governador Rui Costa (PT) ficaria até o fim. O desarranjo do PT levou o vice para o colo de ACM Neto que agora, será o candidato a senador na chapa majoritária carlista.
O anúncio da candidatura do vice-governador João Leão ao Senado, integrando a chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), acontece até a próxima sexta-feira (18). Sobre a Suplência de sanador e vice-governador ficará para os próximos dias, segundo o ex-governador Paulo Souto, coordenador da campanha de Neto.
Já a vaga de vice de ACM Neto na chapa majoritária, o coordenador Paulo Souto, deixou a entender quer ficará entre o PDT, do deputado federal Félix Mendonça e o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo, que está sem partido, mas que ainda a prazo para se filiar ao PDT ou Republicanos, esse, também abandonou o barco petista.
Pedido de desculpas de Wagner não convence Leão que reúne cúpula do PP para discutir saída da base petista (VEJA AQUI) |
Com o naufrágio petista na Bahia de candidaturas internas, a legenda patina entre nomes desconhecidos como se fosse apenas cumprir tabela na eleição estadual deste ano. O nome petista foi lançado em meio à descredito de sucesso eleitoral, o Jerônimo Rodrigues, secretário estadual será o provável adversário de ACM Neto e ‘saco de pancada’ da legenda, que será amaciado com ajuda de Lula, líder absoluto na pesquisa na Bahia, próximo dos 70%. A mesma pesquisa que coloca o ex-presidente no topo, também coloca ACM Neto, e o levantamento revela ainda o desejo dos baianos em mudança de um governo completará 16 aos no poder.
Jerônimo, o adversário de ACM Neto que Rui acredita ser um potencial candidato (VEJA AQUI) |
O desandar começou com Otto Alencar (PSD), que desistiu de disputar como candidato a governador, justificando que não havia dinheiro para bancar a campanha ao Palácio de Ondina, então decidiu manter a reeleição ao Senado. Com a deixa de Otto, o governador Rui Costa, foi obrigado a desistir da candidatura ao senador federal para manter o projeto nacional de Lula do apoio do PSD de Gilberto Kassab.
Com tanto revés petista na Bahia o candidato ‘cobra criada’ do União Brasil, ACM Neto, de puro DNA do velho líder ACM, deu o bote no momento certo, e na hora certa, esperando apenas um deslize do PT para abocanhar os aliados do governo Rui Costa. E foi exatamente o que aconteceu, e tudo indica que Neto não esta disposto a dá ‘sopa’ para o azar, com Lula liderando as pesquisas, ele deve seguir a campanha sem candidato a presidente no Estado, já que seu sanador na chapa majoritária é um entusiasta lulista.