João Leão será candidato a senador de ACM Neto em meio a desidratação do PT baiano

João Leão será candidato a senador de ACM Neto em meio a desidratação do PT baiano

Vice-governador João Leão cai no colo de ACM Neto, após desandar petista, e será o candidato a senador, enquanto o vice carlista poderá ser decidido entre PDT e Republicanos. 

 

João Leão será candidato a senador de ACM Neto em meio a desidratação do PT baiano
Na imagem: vice-governador da Bahia João Leão (PP) e ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB).

Tá saindo caro para o PT da Bahia, o ‘cantar de galo’ do falastrão senador Jaques Wagner em uma emissora de rádio de Salvador, que antecipou o desandar petista quando pegou de surpresa o vice-governador João Leão (PP), que só soube pela imprensa que não assumiria o governado do Estado, pois o governador Rui Costa (PT) ficaria até o fim. O desarranjo do PT levou o vice para o colo de ACM Neto que agora, será o candidato a senador na chapa majoritária carlista

O anúncio da candidatura do vice-governador João Leão ao Senado, integrando a chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), acontece até a próxima sexta-feira (18). Sobre a Suplência de sanador e vice-governador ficará para os próximos dias, segundo o ex-governador Paulo Souto, coordenador da campanha de Neto.

Já a vaga de vice de ACM Neto na chapa majoritária, o coordenador Paulo Souto, deixou a entender quer ficará entre o PDT, do deputado federal Félix Mendonça e o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo, que está sem partido, mas que ainda a prazo para se filiar ao PDT ou Republicanos, esse, também abandonou o barco petista.    

Pedido de desculpas de Wagner não convence Leão que reúne cúpula do PP para discutir saída da base petista
Pedido de desculpas de Wagner não convence Leão que reúne cúpula do PP para discutir saída da base petista (VEJA AQUI)

Com o naufrágio petista na Bahia de candidaturas internas, a legenda patina entre nomes desconhecidos como se fosse apenas cumprir tabela na eleição estadual deste ano. O nome petista foi lançado em meio à descredito de sucesso eleitoral, o Jerônimo Rodrigues, secretário estadual será o provável adversário de ACM Neto e ‘saco de pancada’ da legenda, que será amaciado com ajuda de Lula, líder absoluto na pesquisa na Bahia, próximo dos 70%. A mesma pesquisa que coloca o ex-presidente no topo, também coloca ACM Neto, e o levantamento revela ainda o desejo dos baianos em mudança de um governo completará 16 aos no poder. 

Jerônimo, o adversário de ACM Neto que Rui acredita ser um potencial candidato
Jerônimo, o adversário de ACM Neto que Rui acredita ser um potencial candidato (VEJA AQUI)

O desandar começou com Otto Alencar (PSD), que desistiu de disputar como candidato a governador, justificando que não havia dinheiro para bancar a campanha ao Palácio de Ondina, então decidiu manter a reeleição ao Senado. Com a deixa de Otto, o governador Rui Costa, foi obrigado a desistir da candidatura ao senador federal para manter o projeto nacional de Lula do apoio do PSD de Gilberto Kassab. 

Com tanto revés petista na Bahia o candidato ‘cobra criada’ do União Brasil, ACM Neto, de puro DNA do velho líder ACM, deu o bote no momento certo, e na hora certa, esperando apenas um deslize do PT para abocanhar os aliados do governo Rui Costa. E foi exatamente o que aconteceu, e tudo indica que Neto não esta disposto a dá ‘sopa’ para o azar, com Lula liderando as pesquisas, ele deve seguir a campanha sem candidato a presidente no Estado, já que seu sanador na chapa majoritária é um entusiasta lulista.