Ex-vereador de Itapetinga Jorge da Abenfac tem prisão decretada por estupro de menor

Ex-vereador de Itapetinga Jorge da Abenfac tem prisão decretada por estupro de menor

O ex-vereador de Itapetinga é acusado de estupro contra uma criança de apenas 8 anos de idade. Com ordem prisão é considerado um foragido. 

Ex-vereador de Itapetinga Jorge da Abenfac tem prisão decretada por estupro de menor
Ex-vereador Jorge Farias teve prisão decreta na terça-feira e é considerado um foragido pela Policia Civil. 

Surpreendeu na tarde da quarta-feira (20) a notícia de um mandato prisão preventiva contra o ex-vereador de Itapetinga Jorge Luiz Farias Silva, mais conhecido por Jorge da ABENFAC. O ex-vereador está sendo acusado de estupro de menor, a suposta vítima, uma criança de apenas 8 anos de idade.

O mando de prisão preventiva contra o Jorge da Abenfac de 66 anos, por estupro de vulnerável, foi expedido na terça-feira (19), pelo juiz Egildo Lima Lopes da 1ª Vara Criminal, Juri e de Execuções Penais de Itapetinga. Com o mandado de prisão Jorge da Abenfac é agora, considerado um foragido da polícia. 

De acordo com relatos colhidos pelos colaboradores do IDenuncias, a criança vítima do ex-vereador seria supostamente uma sobrinha do acusado. 

A polícia Civil tentou localizar Jorge Farias na Fundação Abenfac que pertence ao acusado, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Camacã, mas sem sucesso. Com o vazamento da ordem de prisão contra o ex-vereador em grupos de WhastApp o delegado da policia civil Roberto Júnior tentou conter o compartilhamento esclarecendo que em momento algum publicou foto, nome do acusado e número da documentação. Mas era tarde, imagem de Jorge Farias taxado como ‘procurado’ espalhou como pólvora nas redes sociais. 

Para publicar essa matéria, o IDenuncias consultou o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de mandatos de prisão e constatou a veracidade da ordem de prisão preventiva contra Jorge da Abenfac.

Sistema de pesquisa de mandato de prisão do Conselho Nacional de Justiça.
Sistema de pesquisa de mandato de prisão do Conselho Nacional de Justiça.

O crime de estupro, segundo o Código Penal, é o ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça a ter conjunção carnal ou praticar um ato libidinoso contra a sua vontade. Assim sendo, essa violação é considerada um dos crimes mais violentos do Código Penal. Por isso, é considerado um crime hediondo. Além disso, este crime ocorre mediante a agressão real ou presumida (quando praticado contra alguém que não pode oferecer resistência). Por fim, quando praticado contra menor de 14 anos, ele ganha o nome de estupro de vulnerável.  

Em nota o delegado de policia civil esclareceu: que “de fato realizamos incursões e diligências em Itapetinga com o objetivo de dar cumprimento ao mandado de prisão expedido acertadamente pela Justiça Criminal, após representação da Autoridade Policial, com parecer favorável do Ministério Público em desfavor do investigado.”

“A Polícia Civil em nenhum momento divulgou fotos, documentos ou informações sobre o investigado ou vítima(s), informações essas que foram divulgadas por outras fontes, as quais desconhecemos.  As diligências persistirão até que o investigado seja preso e fique à disposição da Justiça Criminal.” Finalizou o coordenador DPC regional Roberto Júnior.

O ex-vereador Jorge Farias mantem há quase três décadas uma fundação não governamental sem fins lucrativos. Abenfac surgiu na década de 90, e ganhou rapidamente notoriedade no município pela excelência de serviços prestados através do voluntariado em cursos profissionalizantes e trabalhos voltados a juventude. Graças à dedicação com a ONG, Farias conquistou um acento na Câmara de Itapetinga.