Ameaças e mentiras: o jogo sujo na eleição da Câmara de Itapetinga

Ameaças e mentiras: o jogo sujo na eleição da Câmara de Itapetinga

Nos bastidores da eleição antecipada da Câmara de Itapetinga para novo presidente, ameaças a vereadores governistas vira rotina.

Ameaças e mentiras: o jogo sujo na eleição da Câmara de Itapetinga
Na imagem: vereador Hilderico Nogueira (PDT), o Tiquinho e o vereador João de Deus (MDB). 

É inacreditável o que está acontecendo na Câmara Municipal de Itapetinga desde que o presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão decidiu na semana passada antecipar a eleição interna da Mesa Diretora na escolha do próximo presidente do Legislativo.

As últimas notícias que circula nos bastidores da política de Itapetinga, é que existe uma reviravolta a cada 24 horas na disputa pela cadeira de presidente da Câmara de Vereadores. O fato vem deixando a população atordoada e sem saber o que é fato ou fake news. 

Hagge ameaça vereadores com perda de cargos na Prefeitura se votarem em Tiquinho
Hagge ameaça vereadores com perda de cargos na Prefeitura se votarem em Tiquinho (VEJA AQUI)

Não é nenhuma novidade que o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), maior interessado no desfecho da presidência da Câmara iria reagir ao ver que seus vereadores da base de sustentação dispostos a conduzir um vereador opositor na cadeira da presidência do Legislativo através do voto interno. Com também não restava dúvidas que iria chamar a bancada para renegociar novos termos de permanência no grupo gabiraba com o famoso toma lá-dá-cá, e com recados explícitos de ameaças de perdas de cargos na Prefeitura.

A disputa pela cadeira de presidente da Câmara expôs na terça-feira (19), o jogo sujo do poder com pressão vinda de todos os lados, em especial, pela mídia abastecida com dinheiro público.  Na tentativa de neutralizar a candidatura do opositor Tiquinho Nogueira (PDT), lançaram o vereador João de Deus (MDB) para contrapor o chamando antecipado do presidente Valquirão que marcou para está sexta-feira (22), a partir 9:hs, o pleito legislativo, com jargão emedebista de ‘já ganhou’. 

Para provar que o prefeito Hagge esta no comando e ainda tem os vereadores na coleira. Expuseram ontem (19), os vereadores Neto Ferraz (PSC) Anderson da Nova (UB) e Helder de Bandeira (PSC), como apoiadores da candidatura de João de Deus. Esse vereadores foram praticamente obrigados a declararem seus votos em uma eleição que será secreta, sob ameaças de perdas de indicados na Prefeitura. Nas publicações, afirmação que o candidato emedebista detém 12 votos de um Parlamento de 15 vereadores, e esta, praticamente eleito o novo presidente da Câmara de Itapetinga para gestão 2023/2024. 

Contra Tiquinho, prefeito Hagge implanta vereador espião e lança João de Deus presidente da Câmara
Contra Tiquinho, prefeito Hagge implanta vereador espião e lança João de Deus presidente da Câmara (VEJA AQUI)

Na publicação da imprensa governista, o vereador Neto Ferraz ficaria com o candidato emedebista em tronca da permanência na Mesa Diretora e o vereador Helder de Bandeira (PSC) como um  leal soldado, fato, que não condiz com realidade o vereadores do Distrito de Bandeira estava irritado com a forma que o prefeito Hegge vinha o desprezando sobre sua demanda para o Distrito e priorizando outro vereador daquela comunidade, o ex-opositor e sindicalista Gêge.

Agora vamos aos fatos reais. Até o momento o presidente Valquirio Lima, mantém o dia e horário da eleição da Câmara. Isso, na prática, quer dizer que o acordo que o fez antecipar a eleição ainda está de pé. Por força legal, o presidente Valquirão poder adiar ou suspender temporariamente a realização da eleição interna da Câmara. Se não fez isso até agora é que seu escolhido a sucedê-lo, Tiquinho Nogueira ainda é favorito no pleito interno. 

Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho
Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho (VEJA AQUI)

Outro fato curioso nos bastidores da eleição interna da Câmara é a preocupação dos governistas em provar que João de Deus tem os 12 votos, o que garantiria a presidência. Geralmente na corrida interna pelo comando do Legislativo expor força é um sinal de fraqueza. Então se conclui que alguém está mentido se é a imprensa governista ou os vereadores tentando engambelar uns aos outros.

O que se sebe até gora, é que Valquirão segue firme com a eleição da Mesa Diretora na sexta, o que obriga o prefeito Rodrigo Hagge a pisar em ovos para não perder a maioria no Parlamento. De resto, é articulares governistas amadores tentando tirar onda de profissional.