Nos bastidores da eleição antecipada da Câmara de Itapetinga para novo presidente, ameaças a vereadores governistas vira rotina.
Na imagem: vereador Hilderico Nogueira (PDT), o Tiquinho e o vereador João de Deus (MDB). |
É inacreditável o que está acontecendo na Câmara Municipal de Itapetinga desde que o presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão decidiu na semana passada antecipar a eleição interna da Mesa Diretora na escolha do próximo presidente do Legislativo.
As últimas notícias que circula nos bastidores da política de Itapetinga, é que existe uma reviravolta a cada 24 horas na disputa pela cadeira de presidente da Câmara de Vereadores. O fato vem deixando a população atordoada e sem saber o que é fato ou fake news.
Hagge ameaça vereadores com perda de cargos na Prefeitura se votarem em Tiquinho (VEJA AQUI) |
Não é nenhuma novidade que o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), maior interessado no desfecho da presidência da Câmara iria reagir ao ver que seus vereadores da base de sustentação dispostos a conduzir um vereador opositor na cadeira da presidência do Legislativo através do voto interno. Com também não restava dúvidas que iria chamar a bancada para renegociar novos termos de permanência no grupo gabiraba com o famoso toma lá-dá-cá, e com recados explícitos de ameaças de perdas de cargos na Prefeitura.
A disputa pela cadeira de presidente da Câmara expôs na terça-feira (19), o jogo sujo do poder com pressão vinda de todos os lados, em especial, pela mídia abastecida com dinheiro público. Na tentativa de neutralizar a candidatura do opositor Tiquinho Nogueira (PDT), lançaram o vereador João de Deus (MDB) para contrapor o chamando antecipado do presidente Valquirão que marcou para está sexta-feira (22), a partir 9:hs, o pleito legislativo, com jargão emedebista de ‘já ganhou’.
Para provar que o prefeito Hagge esta no comando e ainda tem os vereadores na coleira. Expuseram ontem (19), os vereadores Neto Ferraz (PSC) Anderson da Nova (UB) e Helder de Bandeira (PSC), como apoiadores da candidatura de João de Deus. Esse vereadores foram praticamente obrigados a declararem seus votos em uma eleição que será secreta, sob ameaças de perdas de indicados na Prefeitura. Nas publicações, afirmação que o candidato emedebista detém 12 votos de um Parlamento de 15 vereadores, e esta, praticamente eleito o novo presidente da Câmara de Itapetinga para gestão 2023/2024.
Contra Tiquinho, prefeito Hagge implanta vereador espião e lança João de Deus presidente da Câmara (VEJA AQUI) |
Na publicação da imprensa governista, o vereador Neto Ferraz ficaria com o candidato emedebista em tronca da permanência na Mesa Diretora e o vereador Helder de Bandeira (PSC) como um leal soldado, fato, que não condiz com realidade o vereadores do Distrito de Bandeira estava irritado com a forma que o prefeito Hegge vinha o desprezando sobre sua demanda para o Distrito e priorizando outro vereador daquela comunidade, o ex-opositor e sindicalista Gêge.
Agora vamos aos fatos reais. Até o momento o presidente Valquirio Lima, mantém o dia e horário da eleição da Câmara. Isso, na prática, quer dizer que o acordo que o fez antecipar a eleição ainda está de pé. Por força legal, o presidente Valquirão poder adiar ou suspender temporariamente a realização da eleição interna da Câmara. Se não fez isso até agora é que seu escolhido a sucedê-lo, Tiquinho Nogueira ainda é favorito no pleito interno.
Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho (VEJA AQUI) |
Outro fato curioso nos bastidores da eleição interna da Câmara é a preocupação dos governistas em provar que João de Deus tem os 12 votos, o que garantiria a presidência. Geralmente na corrida interna pelo comando do Legislativo expor força é um sinal de fraqueza. Então se conclui que alguém está mentido se é a imprensa governista ou os vereadores tentando engambelar uns aos outros.
O que se sebe até gora, é que Valquirão segue firme com a eleição da Mesa Diretora na sexta, o que obriga o prefeito Rodrigo Hagge a pisar em ovos para não perder a maioria no Parlamento. De resto, é articulares governistas amadores tentando tirar onda de profissional.