Hagge ameaça vereadores com perda de cargos na Prefeitura se votarem em Tiquinho

Hagge ameaça vereadores com perda de cargos na Prefeitura se votarem em Tiquinho

Prefeito Rodrigo Hagge arrisca perder o controle da Câmara ao ameaçar vereadores dispostos a votarem em Tiquinho Nogueira a presidente do Legislativo.  

Hagge ameaça vereadores com perda de cargos na Prefeitura se votarem em Tiquinho
Na imagem: Prefeito Rodrigo Hagge (MDB). Vereadores: Tuca da Civil (Republicano), Neto Ferraz (PSC), Helder de Bandeira (PSC) e Pastor Evandro (PSD).

A repercussão do sábado de aleluia sobre a eleição interna da Câmara de Itapetinga marcada para a próxima sexta-feira (22), não agradou em nada o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), que em um gestor explosivo típico do seu avô Michel Hagge (MDB), quando governava Itapetinga, partiu para ameaça política do tudo ou nada, ao mandar recado para os vereadores de sua base aliada: “se votarem em Tiquinho estão fora”.

Contra Tiquinho, prefeito Hagge implanta vereador espião e lança João de Deus presidente da Câmara
Contra Tiquinho, prefeito Hagge implanta vereador espião e lança João de Deus presidente da Câmara (VEJA AQUI)

A irritação de Hagge com as publicações do IDenuncias sobre os bastidores da eleição interna da Câmara de Itapetinga, ontem (16), tirou o prefeito do sério, obrigando sua equipe de assessores a localizarem os vereadores pró-Tiquinho: Tuca da Civil (republicano), Pastor Evandro (PSD), Neto Ferraz (PSC) e Helder de Bandeira (PSC), e ameaça-los com perdas dos cargos na Prefeitura.

Toda essa irritação está ligada a fatídica quarta-feira (13), quando o presidente da Câmara de Itapetinga Valquirio Lima (PSD), o Valquirão surpreendeu os vereadores mais leais ao prefeito, anunciando a realização da eleição antecipada da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. O comunicado do presidente do Legislativo deixou a bancada governista sem reação no plenário do Legislativo, e ainda abriu um rombo sem precedentes na base do prefeito.

A antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Itapetinga só foi possível graças articulação interna do presidente Valquirão, que ao combinar os votos de vereadores governistas e opositores em prol do vereador Tiquinho Nogueira (PDT), baixou Edital de Convocação marcando o pleito para sexta que vêm. Com votos dos vereadores governistas: Tuca, Helder, Evandro e Neto, somado o do presidente da Câmara e os três vereadores opositores: Valdeir, Sibele e o próprio  candidato Tiquinho, o pedetista será o novo presidente do Legislativo em 2023.  

Prefeito Hagge sofre revés na Câmara após Valquirão antecipar eleição para novo presidente
Prefeito Hagge sofre revés na Câmara após Valquirão antecipar eleição para novo presidente (VEJA AQUI)

Ameaça Déjà vu

À arriscada ameaça do prefeito Rodrigo Hagge de ‘chuta o pau da barraca’ sem avaliar as consequências e vista com preocupação pelo seu chefe de finanças na Prefeitura, o secretário Orlando Ribeiro, que é testemunho vivo de uma desastrada e tempestiva atitude do avô do atual prefeito, o estão gestor Michel Hagge (MDB), que ao ameaçar o hoje, falecido, ex-presidente da Câmara de Itapetinga Rômulo Schettini, teve um Legislativo opositor capaz de paralisar administração gabiraba por quase um ano. As consequências do embate entre Schettini e Michel, desgastou administração e levou José Otavio Curvelo (UB) ao poder municipal com margem explosiva de votos.        

E tudo indica que a história volta a se repetir, como um ‘Déjà vu’ que atormentou o avô do atual prefeito Rodrigo Hagge na década de 90. O Hagge de hoje, detém menos experiência política e é considerado tempestivo e de pavio curto. Ingredientes sentimentais que não combinam com uma Câmara de vereadores que pode se desprender a qualquer momento do cordão umbilical que une parlamentares e Prefeitura. 

Para contrapor a indicação do Presidente da Câmara, por Tiquinho Nogueira, o prefeito Rodrigo Hagge lançou o vereador João Deus (MDB) a presidente do legislativo, que nessas alturas não é mais uma opção consensual, e sim, de conveniência política por temor de perdas de cargos e vantagens na Prefeitura.    

Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho
Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho (VEJA AQUI)

A aposta de Rodrigo Hagge em João de Deus não é certeza de vitória e muito menos de derrota. Se o prefeito apertar o cerco contra os vereadores que estão dispostos a votarem em Tiquinho Nogueira, terá uma Câmara opositora e voraz que poderá paralisar sua administração e desgasta-la ao extremo com criação de CPIs por qualquer motivo que possa envolver o prefeito em irregularidades futuras.

No viés da política, o prefeito Hagge é como um bêbado com manias de grandeza, achando que pode tudo. Mas se os vereadores pró-Tiquinho estiverem realmente unidos, não há muito que o prefeito possa fazer, há não ser, se reder aos parlamentares ditos como rebeldes com um abraço e pedidos de desculpas para não virar um parasita na Prefeitura Municipal de Itapetinga.