Prefeito Hagge sofre revés na Câmara após Valquirão antecipar eleição para novo presidente

Prefeito Hagge sofre revés na Câmara após Valquirão antecipar eleição para novo presidente

Presidente da Câmara de Itapetinga, surpreende prefeito Hagge, ao antecipar eleição da Mesa Diretora com apoio de vereadores governistas.

Prefeito Hagge sofre revés na Câmara após Valquirão antecipar eleição para novo presidente
Presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão faz a leitura do edital de convocação para eleição de novo presidente da Câmara de Itapetinga. Anunciou surpreendeu o prefeito Rodrigo Hagge (MDB). 

O que parecia dominada e controlada por Rodrigo Hagge (MDB), desde que chegou a Prefeitura. A Câmara de Itapetinga na noite da quarta-feira (13), de maioria esmagadora governista aplica revés histórico no prefeito. Sob revelia de parte de sua bancada na Câmara, o presidente do Legislativo Municipal Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, baixou edital de convocação e marcou eleição antecipada para novo presidente na gestão do biênio 2023/2024. 

A decisão do presidente da Câmara de antecipar eleição para novo presidente do Legislativo na próxima sexta-feira (22), pegou os vereadores mais leais ao prefeito Hagge de surpresa. Sem reação, a base governista do MDB e PSB ficaram atônitos, e sem saída, foram obrigados acatar a determinação do presidente Valquirão, restando aos vereadores emedebistas: Manu Brandão, Eliomar/Tarugão, Luciano Almeida, João de Deus e o vereador socialista Gêge, a decidirem pela definição do horário da eleição interna legislativa para as 9:00hs.

O prefeito Rodrigo Hagge, havia sido informado que Valquirão antecipou a eleição da Câmara uma hora antes do inicio da sessão que permitiu a leitura do Edital de Convocação. De imediato, o chefe do Executivo enviou para Câmara um assessor próximo, com claro recado para os vereadores leais a Prefeitura, a não reagirem e apenas votassem no que o presidente da Câmara havia decidido.

A convocação antecipada para nova eleição há quase 9 meses do fim do mandato do atual presidente Valquirio Lima, e vista com uma jogada arriscada, porém, oportuna diante do desgaste do prefeito Hagge na Câmara com sua base de sustentação. Desgaste esse, que coloca o vereador de oposição Tiquinho Nogueira (PDT), como franco favorito a sentar na cadeira de presidente no ano que vem. 

Nós último dias, uma intensa negociação nos bastidores da Câmara entre vereadores de oposição e parte governista, prometia um movimento de descolamento entre poderes municipais. Nos ruídos, insatisfação com o modo em que o prefeito Hagge vinha tratado sua base no Legislativo, com desdém e distanciamento proposital. O que permitiu que o presidente da Câmara, se articulasse e lançasse para plenário edital convocando uma eleição antecipada para presidente. Valquirão só seguiu em frente que por trás havia a anuência de nove vereadores: 3 opositores e 5 governistas, como a votação é secreta o presidente Valquirão tem direito a votar. Para Tiquinho se eleger novo presidente da Câmara só é preciso maioria de 8 votos.

O que esta por trás do novo tour dos vereadores de Itapetinga ao TCM em Salvador?
O que esta por trás do novo tour dos vereadores de Itapetinga ao TCM em Salvador? (VEJA AQUI)

Não resta dúvida que o prefeito Hagge ira reagir, se será com barganhas de mais cargos na Prefeitura ou com compra de voto em dinheiro, não sabemos, mas sabemos que só resta oito dias para o prefeito fazer a virada de mesa, ou caso contrário, ficará refém de uma Câmara de Vereadores independente.