Presidente da Câmara de Itapetinga, surpreende prefeito Hagge, ao antecipar eleição da Mesa Diretora com apoio de vereadores governistas.
Presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão faz a leitura do edital de convocação para eleição de novo presidente da Câmara de Itapetinga. Anunciou surpreendeu o prefeito Rodrigo Hagge (MDB). |
O que parecia dominada e controlada por Rodrigo Hagge (MDB), desde que chegou a Prefeitura. A Câmara de Itapetinga na noite da quarta-feira (13), de maioria esmagadora governista aplica revés histórico no prefeito. Sob revelia de parte de sua bancada na Câmara, o presidente do Legislativo Municipal Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, baixou edital de convocação e marcou eleição antecipada para novo presidente na gestão do biênio 2023/2024.
A decisão do presidente da Câmara de antecipar eleição para novo presidente do Legislativo na próxima sexta-feira (22), pegou os vereadores mais leais ao prefeito Hagge de surpresa. Sem reação, a base governista do MDB e PSB ficaram atônitos, e sem saída, foram obrigados acatar a determinação do presidente Valquirão, restando aos vereadores emedebistas: Manu Brandão, Eliomar/Tarugão, Luciano Almeida, João de Deus e o vereador socialista Gêge, a decidirem pela definição do horário da eleição interna legislativa para as 9:00hs.
O prefeito Rodrigo Hagge, havia sido informado que Valquirão antecipou a eleição da Câmara uma hora antes do inicio da sessão que permitiu a leitura do Edital de Convocação. De imediato, o chefe do Executivo enviou para Câmara um assessor próximo, com claro recado para os vereadores leais a Prefeitura, a não reagirem e apenas votassem no que o presidente da Câmara havia decidido.
A convocação antecipada para nova eleição há quase 9 meses do fim do mandato do atual presidente Valquirio Lima, e vista com uma jogada arriscada, porém, oportuna diante do desgaste do prefeito Hagge na Câmara com sua base de sustentação. Desgaste esse, que coloca o vereador de oposição Tiquinho Nogueira (PDT), como franco favorito a sentar na cadeira de presidente no ano que vem.
Nós último dias, uma intensa negociação nos bastidores da Câmara entre vereadores de oposição e parte governista, prometia um movimento de descolamento entre poderes municipais. Nos ruídos, insatisfação com o modo em que o prefeito Hagge vinha tratado sua base no Legislativo, com desdém e distanciamento proposital. O que permitiu que o presidente da Câmara, se articulasse e lançasse para plenário edital convocando uma eleição antecipada para presidente. Valquirão só seguiu em frente que por trás havia a anuência de nove vereadores: 3 opositores e 5 governistas, como a votação é secreta o presidente Valquirão tem direito a votar. Para Tiquinho se eleger novo presidente da Câmara só é preciso maioria de 8 votos.
O que esta por trás do novo tour dos vereadores de Itapetinga ao TCM em Salvador? (VEJA AQUI) |
Não resta dúvida que o prefeito Hagge ira reagir, se será com barganhas de mais cargos na Prefeitura ou com compra de voto em dinheiro, não sabemos, mas sabemos que só resta oito dias para o prefeito fazer a virada de mesa, ou caso contrário, ficará refém de uma Câmara de Vereadores independente.