Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho

Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho

Prefeito Rodrigo Hagge tenta impedir ascensão do presidente da Câmara e evitar que Valquirão faça o sucessor Tiquinho Nogueira novo presidente do Legislativo.

Hagge prepara revide contra Valquirão para impedir a presidência de Tiquinho
Na imagem: (da esquerda para direita) vereador Tiquinho Nogueira (PDT),  presidente da Câmara de Itapetinga Valquírio Lima (PSD), o Valquirão e o prefeito Rodrigo Hagge (MDB).  

O prefeito Rodrigo Hagge (MDB) passou quase cinco anos 4 meses de sua gestão dando as cartas na Câmara de Itapetinga, usou e abusou de seu prerrogativa de prefeito para canetar os desejoso mais secretos dos vereadores de sua base de sustentação no Legislativo Municipal. Convicto, achou tinha todos os edis na palma da sua mão. Mas, bastou um movimento orquestrado pelo presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, de antecipar eleição interna da Câmara de Itapetinga para Hagge perceber que seu rebanho parlamentar não é tão fiel e seguidor como ele imaginava.

Com a possibilidade real de Valquirão fazer o sucessor na Câmara de Itapetinga. O prefeito Hagge entrou na defensiva pela primeira vez, e em menos de uma semana terá que preparar um contra-ataque sem erros contra o atual presidente da Câmara Municipal, ou, caso contrário, terá um Parlamento de maioria opositora. 

Prefeito Hagge sofre revés na Câmara após Valquirão antecipar eleição para novo presidente
Prefeito Hagge sofre revés na Câmara após Valquirão antecipar eleição para novo presidente (VEJA AQUI)

A impactante notícia na quarta-feira (13), da eleição antecipada na Câmara serviu de teste para o prefeito Hagge, que de imediato enviou um emissário ao Parlamento para orientar os vereadores mais fieis a Prefeitura a não reagirem no plenário da Câmara e apenas votarem no Edital de Convocação, sugerindo o horário do pleito interno. Contidos, a base de sustentação MDB/PSB cumpriram as ordens do prefeito. 

Com eleição interna de nova Mesa Diretora definida para a sexta-feira (22), às 9:hs. O prefeito mobilizou sua equipe e colocou em campo para comandar o revide contra Valquirão, o secretario municipal de finanças, Orlando Ribeiro. A missão do chefe das finanças da Prefeitura é negociar com vereadores rebeldes, no caso, os edis: Tuca da Civil (republicano), Anderson da Nova (UB), Pastor Evandro (PSD), Neto Ferraz (PSC), Helder de Bandeira (PSC), é impedir que o candidato de Valquirão, o vereador Tiquinho Nogueira (PDT) sente na cadeira de presidente da Câmara de Itapetinga com os votos de aliados de Hagge.

Um dia após o anúncio da eleição interna da Câmara, na quinta-feira (14), uma intensa movimentação de ligações de um gabinete na Prefeitura para os cincos vereadores que já declararam votos a Tiquinho Nogueira, ascendeu o alerta que a jornada do prefeito e do chefão das finanças não será tão fácil como eles imaginavam. Os vereadores rebeldes usam da mesma reciprocidade ofertada por Hagge de não atender ligações de vereadores quando eles [vereadores] mais precisaram do gestor municipal. 

Enquanto o prefeito Hagge, estava tentando rastrear os vereadores pró-Tiquinho, através de ligações telefônicas, os mesmo estariam no gabinete da presidência da Câmara, na quinta-feira (14), recusando qualquer ligação de pessoas ligadas a Rodrigo Hagge. Após a reunião com Valquirão, um dos vereadores em tom de ironia, disse: "não estamos atendendo o prefeito que dirá o secretário". Afirmou fonte próxima do grupo de apoiadores a candidatura de Tiquinho Nogueira.

A convivência de parte dos vereadores governistas com Rodrigo Hagge vinha ruindo, e nos últimos meses ficou insustentável com a prioridade do governo municipal em beneficiar vereadores mais leais ao prefeito. As rusgas que sugiram no dia-a-dia não foram contornadas pela Prefeitura, por sinal, aprofundou, levando a uma crise interna de aliados. 

Agora, Hagge pretende vira o jogo, em meio a uma crise ele próprio criou.  O prefeito prometeu ao vereador João de Deus (MDB) que ele seria o próximo presidente da Câmara de Itapetinga. Mas pelo andar da carruagem é pouco provável que o prefeito mantenha sua promessa de pé, diante do racha na base de sustentação na Câmara. Para pessoas mais próximas do prefeito, se houver insucesso da investida João de Deus presidente, Hagge poderá obrigar os vereadores mais leais a votarem em Tiquinho, para que sua derrota para Valquirão não seja tão humilhante com aparenta ser.