Casual ou proposital? A líder opositora Cida Moura com vereadores gabirabas é vista como recado

A velha máxima de que "na política, nada é por acaso" nunca foi tão literal. Uma foto descontraída pode ser um míssil teleguiado atingindo a Prefeitura do Tiozão.

Casual ou proposital? A líder opositora Cida Moura com vereadores gabirabas é vista como recado
Encontro de vereadores emedebistas com a líder opositora Cida Moura (PSD) provoca alerta no grupo do prefeito de Itapetinga.

Na política de Itapetinga, até o que parece casual tem cheiro de recado. E dos grandes! A líder opositora Cida Moura (PSD) simplesmente posou em uma foto com vereadores que, na linguagem local, são chamados de "gabirabas." E essa imagem, viralizou mais rápido que notícia ruim.

A cena, aparentemente inocente, mostrava a opositora rodeada por parlamentares emedebistas de carteirinha: Telê, Valquirão e Tarugão, todos do partido do prefeito Eduardo Hagge (MDB) e ainda os vereadores de oposição Sidinei do Sindicato e Diga Diga. Uma foto, um sorriso, e pronto: a ala governista, conhecida como a turma do "Tiozão Prefeito," teve um ataque de urticária coletiva.

Dizem que o celular do secretário de governo, Geraldo Trindade, não parava de tocar, com aliados do prefeito exigindo, veementemente, a cabeça dos vereadores emedebistas ou, pelo menos, a demissão de seus afilhados políticos com cargos na Prefeitura. É o famoso "tira-pra-mim" da política.

Essa briga interna é a música para os ouvidos do espertíssimo vereador Tiquinho Nogueira (PSD). O rapaz está doido para liderar a base do prefeito na Câmara. Especialmente agora que o vereador Valdeir Chagas (PSD), aliado do prefeito, está prestes a herdar a cadeira de Diga Diga, que foi cassado pelo TSE. Se as demissões acontecerem, Tiquinho ganha força e realiza seu sonho de consumo: ser o novo chefão da base.

Ah, Tiquinho... esse tem história. Ele ficou famoso por literalmente fazer o governo petista do ex-prefeito José Carlos Moura de refém na Câmara. Enquanto o gestor sofria com problemas de saúde em Salvador, Tiquinho e seus aliados tocavam o terror na gestão. O curioso é que esse mesmo grupo, acusado de ser a "pedra no sapato" que desgastou o governo Moura (e até atrapalhou a campanha de Cida Moura na eleição passada!), hoje desfruta de regalias na gestão de Eduardo Hagge, mesmo tendo feito campanha contra o "Tiozão." A coerência é opcional, sabe como é...

Mas a foto e a confusão interna são apenas a ponta do iceberg. Nos bastidores, fala-se de uma aliança política que pode mudar o jogo: o ex-prefeito Rodrigo Hagge (sem partido) e Cida Moura.

Pesquisas internas de partidos que, claro, valem o que valem, mas dão o tom mostram Cida na liderança, Rodrigo em segundo lugar, e o atual prefeito, Eduardo Hagge, lá atrás, com um dígito. Segundo apurações do IDenuncias, o acordão seria o seguinte: em 2026, Cida apoiaria Rodrigo para deputado estadual, e, em troca, ele a apoiaria para prefeita em 2028, indicando o vice na chapa.

Aliados de Eduardo Hagge pedem pesquisa para conter onda de prefeito ‘fraco’

Se essa aliança se concretizar, Rodrigo-Cida (ou Cida-Rodrigo) será uma nova e poderosa força. Enquanto isso, o "Tiozão Prefeito" e seus aliados estão espumando com uma foto que pode ter sido casual, ou, como a política ensina, um aviso sarcástico e muito bem planejado.

Aguardemos os próximos clicks!