Candidatos na Exposição de Itapetinga: com ACM Neto em alta e Jerônimo a espera do milagre Lula

Candidatos na Exposição de Itapetinga: com ACM Neto em alta e Jerônimo a espera do milagre Lula

Visita dos candidatos a governador da Bahia ACM Neto e Jerônimo Rodrigues a Exposição de Itapetinga visará apoio de lideranças da região. 

Na imagem: candidatos a governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (UB) visitam Itapetinga.

Os principais nomes na corrida ao Palácio de Ondina pousam neste fim de semana em Itapetinga para uma visita a tradicional Exposição Agropecuária. No cardápio dos candidatos a governador da Bahia, o agro será o último a ser degustado, já que o prato principal é adesão de lideranças políticas da região, em uma pré-campanha com cheiro de polarização entre Carlistas e Petistas.

Os candidatos a governador da Bahia, ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT), chegam a capital da pecuária em situações política adversas de desconforto petista em uma pré-campanha que insiste não deslanchar enquanto o carlista sulfa em uma onda de aceitação e liderança nas pesquisa que o coloca como franco favorito e com chances de vencer no 1º turno.

Mesmo com empurrão do governador Rui Costa (PT), o candidato e ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues, que chega no domingo (22) em Itapetinga, não conseguiu sair dos dois dígitos na última pesquisa Genial/Quaest apontou o petista com 6%. A única notícia boa para Rodrigues é quando seu nome e ligado a Lula, o baiano marca 34%. O problema é que ACM Neto não tem candidato a presidente e seu palanque será aberto para todos presidenciáveis.

Palanque de ACM Neto terá Lula, Moro, Ciro e até Bolsonaro
Palanque de ACM Neto terá Lula, Moro, Ciro e até Bolsonaro (VEJA AQUI)

O candidato ACM Neto tem visita marcada para sábado (21)  em Itapetinga, o clima político não poderia ser melhor. Na Genial/Quaest tem 67% que o colocaria como vitorioso no 1º turno. Mesmo com vantagem estrondosa nas pesquisas não é motivo de “já ganhou”, tormentos do passado de virada petista cria receio no ninho Carlista, já que Lula será um excelente puxador de voto nessa campanha e já é considerado para os petistas o milagreiro de Jerônimo no pleito. 

Dentro da cúpula do União Brasil na Bahia, o assunto de possível vitória no 1º turno é quase tabu, os carlista estão a esperam o 2º turno com o petista Jerônimo Rodrigues. Mas também eles acreditam que o passado de virada não se repetirá diante da neutralidade de ACM Neto na campanha que ira aparecer nos programas de TV e em rede sociais com imagem de Lula ao fundo ao lado de candidatos aos legislativos e Senado que apoiam o petista. Para os aliados do carlista, o palanque aberto deve neutralizar a rivalidade e uma possível sincronia 13 na chapa de governista. 

O histórico de 16 anos no poder não ajuda Rui Costa a impulsionar a Jerônimo nessa pré-campanha. Mas os petistas aguardam o começo do horário eleitoral para mudar o desconforto dos maus resultados nas pesquisas. O temor dos petistas nesse momento é que Lula possa fazer corpo mole no Estado e não se dedique a campanha governista diante a neutralidade de ACM Neto. E essas suspeitas, são rumoradas no ninho petista de que Lula priorizará a campanha nacional e não deve brigar no 4º maior colégio eleitoral do país diante a vantagem carlista.