Cinismo ou cara-de pau? A arte do vereador Tuca no ‘parecer do perdão’ a Hagge sobre contas rejeitadas

Cinismo ou cara-de pau? A arte do vereador Tuca no ‘parecer do perdão’ a Hagge sobre contas rejeitadas

Relator do 'parecer do perdão' a Rodrigo Hagge, vereador Tuca da Civil acusa TCM de erros na rejeição das contas e vitimiza o prefeito de Itapetinga das irregularidades na Prefeitura.

Cinismo ou cara-de pau? A arte do vereador Tuca no parecer do perdão a Hagge sobre contas rejeitadas
Vereador Tuca da Civil aponta erros do TCM na auditoria das contas públicas do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), mas não explica quais.

Nas noites do sábado um campeão de audiência fazia os brasileiros se divertirem com “A Escolinha do Professor Raimundo” da TV Globo, e na divertida sala de aula uma personagem ficcional ‘Rolando Lero’ interpretado pelo genial e saudoso Rogério Cardoso. Sua personagem tinha vocabulário rebuscado e elitizado, mas que demonstra ser pobre de conhecimento. Seu discurso era uma tentativa de ludibriar o professor. E na noite da quinta-feira (05), Itapetinga descobre que na Câmara de Itapetinga existe um vereador que provavelmente tenha incorporado a divertida personagem ‘Rolando Lero’, é caso, do vereador Tuca da Civil (republicano), relator do ‘parecer do perdão’ que não arrematou risadas, mas foi divertido ouvi-lo explicar o inexplicável parecer favorável ao prefeito Rodrigo Hagge (MDB), que muda entendimento de contas rejeitadas pelo TCM para aprovada. 

O ‘Rolando Lero’ da Câmara de vereadores, no caso, o Tuca da Civil, pediu para falar sobre o parecer em que ele é o relator da Comissão de Orçamento e Contas, e responsável pelo relatório final que concluiu que o prefeito de Itapetinga foi uma vítima de erros grosseiros do Tribunal de Contas. 

O vereador Lero, ups ... desculpe, Tuca ao discursar embromou de tal forma, que não explicou nada, apenas disse que o parecer foi feito com seriedade e que teria ido ao TCM para buscar informações com conselheiros do Tribunal, mas quem decide se aprova ou não é Câmara. Isso foi tudo que o Tuca ‘Lero’ enrolou e falou. Que me desculpe Rogerio Cardoso, o nosso eterno Rolando Lero por tal comparação. Veja o vídeo:   

Mas vamos ao relatório que só Deus sabe como os vereadores: João de Deus (MDB), Helder de Bandeira (PSC) e Tuca da Civil, o Lero, Lero, chegaram à conclusão que os Conselheiros e Auditores experientes do TCM cometeram erros de cálculos assustadores que levaram a rejeição das Contas públicas de 2018, do prefeito pelo Tribunal de Contas. 

Na Câmara, Sibele Nery breca perdão das contas rejeitadas de Hagge e irrita vereadores do prefeito
Na Câmara, Sibele Nery breca perdão das contas rejeitadas de Hagge e irrita vereadores do prefeito (VEJA AQUI)

Com base na defesa do prefeito Rodrigo Hagge, o ‘parecer do perdão’ que muda entendimento de reprovado para aprovado, ignora completamente o parecer prévio do TCM. Os vereadores da comissão deram veracidade a uma defesa do prefeito enviado pelo próprio gestor municipal para Tribunal de Contas que recuou as considerações de Hagge em julgamento. Os Conselheiros não acataram a tal defesa esfarrapa e concluíram ser pouco explicável a cedência de gastos com pessoal em folha que ultrapassou o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade que é de 54% para 63,52%. Motivo que levou a rejeição das contas do prefeito Hagge. 

Não sabemos quantos ‘lobos-guarás’ saltitaram das tocas para o bolsão dos ardis governistas [se é que me entende], mas sabemos que os vereadores usaram uma criativa e malandra contabilidade para desqualificarem os auditores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, ao afirmam que eles cometeram um erro de 8,92%, a mais nos gastos do prefeito Hagge com pessoal, e que nos cálculos do relator Tuca do ‘Lero’ o correto não seria os 63,52% encontrados pelo TCM, e sim apenas 54,6%, porém o vereador que um dia disse em plenário que sua assinatura vale ouro, não justificou em seu parecer como chegou essa discrepância erro de cálculos do Tribunal de Contas. 

“Conclui a relatoria pelo afastamento da alegação de descumprimento do Art. 23 da Lei de Responsabilidade, tendo em vista os motivos apresentados acima, bem como a constatação de que, quando aplicados os pontos elencados pelo senhor gestor em sua defesa, o montante gasto com despesa de pessoal cai ao índice de 54,6%, ficando, portanto, totalmente aceitável frente ao limite de 54% estabelecido pela LRF.” Trecho de um relatório assinados pelos vereadores; presidente: João de Deus, relator: Tuca da Civil e membro: Helder de bandeira.

Tudo pronto na Câmara, vereadores vão jogar as sujeiradas do prefeito Hagge para debaixo do tapete (VEJA AQUI)

No passado os vereadores governistas da Câmara de Itapetinga eram mais criativos na arte da enganação, pelo jeito, essa arte ficou lá atrás, restando para essa legislatura o cismo e muita cara-de-pau dos vereadores que ainda acham que tem talento para passarem a pena na população na cara dura.