Mamata presidencial! Bolsonaro vai a ‘lanchaciata’ e pilota moto náutica entre apoiadores em Brasília

Mamata presidencial! Bolsonaro vai a ‘lanchaciata’ e pilota moto náutica entre apoiadores em Brasília

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro usaram lanchas, enquanto o presidente pilotou uma moto náutica com identificação da Marinha do Brasil.

Mamata presidencial! Bolsonaro vai a ‘lanchaciata’ e pilota moto náutica entre apoiadores em Brasília
Bolsonaro vai a ‘lanchaciata’ e pilota moto náutica entre apoiadores no Lago Paranoá, em Brasília.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou neste domingo, 15, de uma “lanchaciata” em Brasília. O ato foi uma variação das motociatas às quais o chefe do Executivo costuma ir, só que com embarcações. Depois de andar de moto e visitar feiras na cidade, Bolsonaro deu uma volta de moto náutica no Lago Paranoá, nas proximidades do Palácio da Alvorada, e cumprimentou apoiadores que organizaram o movimento. 

Não se sabe até o momento quanto custou à nova farra do presidente Bolsonaro para os cofres públicos, mas certamente os gastos saíram dos famosos cartões coorporativos presidencial de gastos milionários. Mas a nova versão da motociata, agora aquática as despesas são expressivas. Pena que a ampla maioria dos brasileiros não tem esse mesmo privilégio curtição ao adoidado em meio a maio crise econômica de carestia de todos os tempos.

“Acabou a mamata!”, reza um dos principais bordões do bolsonarismo há anos. A curtida de Bolsonaro neste domingão ou em férias são muito ignorado pelos seus seguidores quando se fala em mamata no governo federal, uma forma de acoberta um custo bancado pelo povo combatido pelo presidente durante a campanha de 2018. 

A concentração para o ato estava marcada para as 9h, mas os bolsonaristas demoraram a chegar. O número de lanchas e motos aquáticas no Lago Paranoá só começou a aumentar perto do meio-dia. No geral, os veículos aquáticos estavam cheios e exibiam bandeiras do Brasil. Algumas pessoas fizeram, até mesmo, churrasco em suas embarcações.

Apoiadores imitaram o “sinal de arminha” característico de Bolsonaro, que defende a flexibilização do porte de arma de fogo, e um homem chegou a erguer o braço para mostrar um pedaço de carne na ponta do garfo, num momento de alta no preço dos alimentos. De acordo com dados do Ministério do Turismo divulgados em 2021, Brasília tem a quarta maior frota náutica do País, com mais de 55 mil embarcações registradas.

Bolsonaro é duramente criticado por curtir férias enquanto a Bahia sofre com enchentes
Bolsonaro é duramente criticado por curtir férias enquanto a Bahia sofre com enchentes (VEJA AQUI)

Antes de ir à “lanchaciata”, Bolsonaro andou de moto e foi a feiras em Brasília. Apoiadora do presidente, a turista Nair Tillman, 73 anos, estava pela manhã nas proximidades da Ponte JK, onde ocorria a concentração para a “lanchaciata”, na esperança de ver Bolsonaro. “Com ele, eu entro até debaixo d’água”, brincou, ao dizer que só subiria numa embarcação se fosse para falar com o presidente.

O slogan do cortejo náutico, “Pela liberdade no Brasil”, foi o mesmo usado por apoiadores de Bolsonaro para defender o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). O parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de cadeia por ataques à democracia, mas recebeu o perdão presidencial. (com Estadão)