Vereadores tomam de assalto os cofres da Câmara de Itapetinga com reajuste de salários, 13º e férias

Vereadores tomam de assalto os cofres da Câmara de Itapetinga com reajuste de salários, 13º e férias

Mamata legislativa na Câmara de Itapetinga vai além de reajustes nos salários dos vereadores, que agora terá férias e 13º salário. 

Vereadores tomam de assalto os cofres da Câmara de Itapetinga com reajuste de salários, 13º e férias
Vereadores geram despesas sem consultar o presidente da Câmara ao reajustar os próprios salários, além de férias e 13º salário.

A noite da quinta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Itapetinga, as batidas de martelos nos cofres públicos do legislativo municipal pelos vereadores foram sentidas com força pelo cidadão do município, como um abalo sísmico que estremeceu a paciência da população que viram as mamatas parlamentares serem ampliadas em tempos de crise econômica da carestia. Enquanto para muito não há dinheiro para comprar comida, sobram para os vereadores que garante regalias à custa dos itapetiguenses.

O reajuste nos próprios salários e mais férias completou a jornada iniciada no ano passado que incluiu na lei municipal o 13° salários para vereadores. E desta vez a inclusão de uma nova regalia, teve ação coordenada, digna de um bando estelionatários políticos que tomara de assalto os cofres da Câmara. Os vereadores absurdamente aproveitaram uma viagem do presidente da Câmara, Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, para emplacar seus desejos mais sombrios de comodidade, para viverem à custa da população sem muito esforço.

Vereadores aproveita ausência de Valquirão e reajusta os próprios salários com direito a férias
Vereadores aproveita ausência de Valquirão e reajusta os próprios salários com direito a férias (VEJA AQUI)

Os vereadores aprovaram um projeto de lei que garante um reajuste nos próprios salários de 12,5%, que eleva os atuais vencimentos de R$ 8 mil para R$ 9 mil, e claro, com direito a férias remuneradas. Isso tudo, em uma votação sem autorização do presidente da Câmara Valquirão, responsável legal pela administração financeira do Poder Legislativo. Por lei, Valquirão é único que poderia encaminhar para o plenário da Câmara projeto de reajuste de salários. Ninguém mais tem essa autorização no Parlamento, a não ser, se o próprio presidente delegasse poderes ao vice-presidente através de ata de tramitação de cargo por ausência do titular. Fora isso, foi uma usurpação de poder que caracteriza crime previsto no art. 328 do código penal brasileiro.

Não se sabe até o momento quem chefiou o bando de vereadores para tomada de poder que daria uma falsa autorização ao vice-presidente Anderson da Nova (UB), para encaminhar ao plenário um projeto de lei de reajuste de salários e mais férias, já que não tem poderes para tal. Mas, sabe quem são os vereadores que participou diretamente no esquema de tomada de poder do legislativo municipal, são eles: João de Deus (MDB), Manu Brandão (MDB), Eliomar (MDB), o Tarugão, Luciano Almeida (MDB), Adelino Fonseca (MDB), o Peto, Anderson da Nova (UB), Tuca da Civil (republicano), Neto Ferraz (PSC), Helder de Bandeira (PSC), Pastor Evandro (PSD), Tiquinho Nogueira (PDT), Sibele Nery (PT), Valdeir Chagas (PDT) e Gêge do Sindicato (PSB)

Segundo fontes, o presidente da Câmara Valquirão deve retornar no domingo (29) para Itapetinga. E que medidas jurídicas são esperadas por parte do presidente, onde há especulação de anulação de todas as sessões ordinárias realizadas na noite da quinta-feira, ou, se limitará no projeto do reajuste dos salários dos vereadores. Na segunda-feira (30), todas as perguntas serão respondidas.