Omissa, Saúde de Itapetinga não revela 36 casos da covid e 19 a ser confirmado em 24 horas com média de 60 ativos

Omissa, Saúde de Itapetinga não revela 36 casos da covid e 19 a ser confirmado em 24 horas com média de 60 ativos

Itapetinga registra uma média próxima de 60 casos ativos dia, números omitidos pela Saúde do município que insiste em publicar dados errados, mesmo, desatualizados.  

Omissa, Saúde de Itapetinga não revela 36 casos da covid e 19 a ser confirmado em 24 horas com média de 60 ativos
Alta de contágio pela covid-19 é omitido pela Secretaria de Saúde de Itapetinga. 

Os festejos do São de Itapetinga com três dias de farra em plena pandemia, manda sua conta quase 25 dias depois. Upa, hospital e clínicas privadas de Itapetinga registraram nas últimas 24 horas, da quinta-feira (14), uma movimentação espantosa de pacientes a procura de atendimento médico, apresentando quadro febril, garganta inflamada e tosse seca, diagnostico preliminar indicando que se trata de suspeito covid-19. Números ainda não confirmados revela que parte dessas pessoas tiveram internações outra em observação hospitalar.

Nesses casos a maioria eram encaminhados a postos de saúde para testagem rápida, em caso positivo, o suspeito passaria por exames RT-PCR , aquele que é coletado com cotonete no nariz e da garganta do paciente capaz de detectar com mais precisão se contraiu o vírus. 

Segundo o Ministério da Saúde na quinta-feira (14), Itapetinga registrou 36 novos casos em um intervalo de 24 horas. Já a Sesab (secretaria estadual de saúde) apontou 52 casos ativos e 19 casos suspeito aguardando validação do município, se caso, confirme os exames PCR, o município deve registra em um único dia 55 novos casos, com 71 ativos ontem (14).

Enquanto o município prepara para o festejo junino do Distrito de Bandeira em meio à explosão de casos da Covid, a Saúde de Itapetinga se mantem omissa com os dados da doença para não prejudicar o festejo organizado pela Prefeitura do São Pedro do Bandeira, que será realizado nesse fim de semana nos dias de sexta e sábado (15 e 16/07). 

Dados de Itapetinga divulgado pelo Ministério da Saúde, em meio a omissão da Secretaria Municipal de Saúde.
Dados da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde da Bahia), sobre avanço da covid em Itapetinga.

Com dados que contraria a logica, a Saúde Itapetinga continua apontar erros grosseiros nos números de casos no município, na última atualização em 13/07, insiste em afirmar que a cidade registra 7.364 casos com 177 óbitos, enquanto o Ministério da Saúde afirma ser 7.682 e a Sesab a 7.663, ambas revelam que o município registrou desde o inicio da pandemia 179 mortes.

Saúde de Itapetinga volta ocultar números da Covid, mas dados apontam 60 casos ativos
Saúde de Itapetinga volta ocultar números da Covid, mas dados apontam 60 casos ativos (VEJA AQUI)

A omissão da Saúde de Itapetinga nos dados da Covid-19, conta com participação de parte da imprensa do município que não faz questão de cobrar do órgão público municipal a publicação de boletins diários para que a população previna no avanços da doença na cidade. Por trás dessa iniciativa do silêncio da mídia local, o famoso arrego pago pela Prefeitura com dinheiro público a emissoras de rádio, blogueiros e locutores com programas terceirizados que são financiado pelo Poder Executivo de forma contratual indireto.