Itapetinga registra uma média próxima de 60 casos ativos dia, números omitidos pela Saúde do município que insiste em publicar dados errados, mesmo, desatualizados.
Alta de contágio pela covid-19 é omitido pela Secretaria de Saúde de Itapetinga. |
Os festejos do São de Itapetinga com três dias de farra em plena pandemia, manda sua conta quase 25 dias depois. Upa, hospital e clínicas privadas de Itapetinga registraram nas últimas 24 horas, da quinta-feira (14), uma movimentação espantosa de pacientes a procura de atendimento médico, apresentando quadro febril, garganta inflamada e tosse seca, diagnostico preliminar indicando que se trata de suspeito covid-19. Números ainda não confirmados revela que parte dessas pessoas tiveram internações outra em observação hospitalar.
Nesses casos a maioria eram encaminhados a postos de saúde para testagem rápida, em caso positivo, o suspeito passaria por exames RT-PCR , aquele que é coletado com cotonete no nariz e da garganta do paciente capaz de detectar com mais precisão se contraiu o vírus.
Segundo o Ministério da Saúde na quinta-feira (14), Itapetinga registrou 36 novos casos em um intervalo de 24 horas. Já a Sesab (secretaria estadual de saúde) apontou 52 casos ativos e 19 casos suspeito aguardando validação do município, se caso, confirme os exames PCR, o município deve registra em um único dia 55 novos casos, com 71 ativos ontem (14).
Enquanto o município prepara para o festejo junino do Distrito de Bandeira em meio à explosão de casos da Covid, a Saúde de Itapetinga se mantem omissa com os dados da doença para não prejudicar o festejo organizado pela Prefeitura do São Pedro do Bandeira, que será realizado nesse fim de semana nos dias de sexta e sábado (15 e 16/07).
Dados de Itapetinga divulgado pelo Ministério da Saúde, em meio a omissão da Secretaria Municipal de Saúde. |
Dados da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde da Bahia), sobre avanço da covid em Itapetinga. |
Com dados que contraria a logica, a Saúde Itapetinga continua apontar erros grosseiros nos números de casos no município, na última atualização em 13/07, insiste em afirmar que a cidade registra 7.364 casos com 177 óbitos, enquanto o Ministério da Saúde afirma ser 7.682 e a Sesab a 7.663, ambas revelam que o município registrou desde o inicio da pandemia 179 mortes.
Saúde de Itapetinga volta ocultar números da Covid, mas dados apontam 60 casos ativos (VEJA AQUI) |
A omissão da Saúde de Itapetinga nos dados da Covid-19, conta com participação de parte da imprensa do município que não faz questão de cobrar do órgão público municipal a publicação de boletins diários para que a população previna no avanços da doença na cidade. Por trás dessa iniciativa do silêncio da mídia local, o famoso arrego pago pela Prefeitura com dinheiro público a emissoras de rádio, blogueiros e locutores com programas terceirizados que são financiado pelo Poder Executivo de forma contratual indireto.