Fala de Lula que evitou críticas a ACM Neto desagrada cúpula petista na Bahia

Fala de Lula que evitou críticas a ACM Neto desagrada cúpula petista na Bahia

Lula diz a senadores que evitou criticas a ACM Neto, fala do ex-presidente desagradou a militância petista na Bahia. 

Em encontro com Lula e senadores de oposição com presidente do Senado federal Rodrigo Pacheco (UB). 

Se já está difícil para os petistas deslanchar à candidatura de Jerônimo Rodrigo rumo ao Palácio de Ondina, que dirá depois da fala do ex-presidente Lula que admitiu para senadores em reunião em Brasília com o presidente do Congresso Nacional senador Rodrigo Pacheco, que evitou criticas à ACM Neto (União Brasil) em Salvador na festividade da Independência da Bahia em 2 de julho.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, na reunião, Lula afirmou que tem mantido pontes com Luciano Bivar, presidente do União Brasil, que, segundo ele, "odeia" Bolsonaro. Lula ainda teria sublinhado aos participantes da conversa que tem evitado entrar em atrito com adversários históricos, entre eles o ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto.

A fala de Lula não agradou a militância e muito menos a cúpula petista na Bahia que andam desesperados por resultados após uma intensa agenda política com caravanas no interior baiano com o pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT). 

As visitas de Jerônimo em pré-campanha em municípios do Estado vêm surtido pouco efeito na vontade dos baianos de querem mudança de governo na Bahia. É o que indica as pesquisas de opinião que insiste em manter o candidato petista com média de 14% a 18%, bem atrás do candidato ACM Neto, que segundo levantamos apontam para uma vitória no 1º turno. 

Paraná pesquisa: com 58% ACM Neto amplia vantagem, Jerônimo empaca com 15,8% e Roman 9,1%
Paraná pesquisa: com 58% ACM Neto amplia vantagem, Jerônimo empaca com 15,8% e Roman 9,1% (VEJA AQUI)

Os petistas vêm mantendo à retórica de viradas que elegeram Jaques Wagner e Rui Costa a governador na Bahia sob candidatos carlistas, só para manter ativa a militância e não derreter de vez a candidatura Jerônimo ao fazer acreditar que terá novo vira-vira no embalo da votação de Lula na Bahia. Mas a própria cúpula sabe que os tempos são outros, não há era PT com programas sociais petistas para embalar uma nova onda 13 de votos sincronizados para presidente, governador, senador e deputados. 

Em diversas publicações do IDenuncias, havíamos afirmado que na Bahia, o ex-presidente Lula não estaria muito disposto a brigar pela candidatura do indicado do governador Rui Costa, Jeronimo Rodrigues no 4º maior colégio eleitoral do país. As questão são obvias, tomar partido e acirrar uma disputa voraz no estado não seria um bom negocio para Lula.  Afinal, a neutralidade de ACM Neto ajudará mais o ex-presidente que entrar de cabeça em uma polarização que possa tirar valiosos votos em um estado onde pode faturar 70% do eleitorado.  

ACM Neto está mais perto de Lula que o próprio PT baiano
ACM Neto está mais perto de Lula que o próprio PT baiano (VEJA AQUI)

Lula sabe que com números eleitorais não se brinca, principalmente agora, após a PEC do benefícios do governo Bolsonaro que dará bilhões dos cofres públicos a pobres e caminhoneiros nas vésperas da eleição.