O arranjo Hagge ao levar vereador Neto Ferraz para Comutran e Juscelino Gomes de volta a Câmara

O arranjo Hagge ao levar vereador Neto Ferraz para Comutran e Juscelino Gomes de volta a Câmara

Pelo controle do PDT de Itapetinga, Prefeito Rodrigo Hagge manobra ao tirar Neto Ferraz da vereança e colocar Juscelino Gomes na vaga para apoiar Deputado Felix Mendonça.

O arranjo Hagge ao levar vereador Neto Ferraz para Comutran e Juscelino Gomes de volta a Câmara
Vereador Neto Ferraz (PSC) se licencia da Câmara de Itapetinga para assumir cargo em autarquia de trânsito. No lugar, assume Juscelino Gomes (PSC) que por arranjo do prefeito apoiará candidatura do deputado Felix Mendonça do PDT.  

No fim da semana passada, na sexta-feira (8), corria boatos de mudança na composição de membros na Câmara de Itapetinga, que dizia afirmar que um vereador governista se licenciaria da vaga no Poder Legislativo para assumir cargo na Prefeitura Municipal, o que reconduziria um 1º suplente de uma legenda de volta a Câmara.

Os rumores cristalizaram na terça-feira (12), com Neto Ferraz (PSC), aceitando licenciar do cargo de vereador para abrir vaga para o ex-vereador Juscelino Gomes (PSC), primeiro Suplente na última eleição pela mesma legenda. No acerto, Neto assumirá a Coordenadoria Municipal de Transito, a Comutran e Gomes a vaga de vereador na Câmara de Itapetinga.

Até aí, algo normal no jogo político de parlamentares assumirem cargos no Poder Executivo. Mas como se trata do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), é preciso desconfiar de qualquer movimento político no município fora dos padrões. 

E não deu outra, o arranjo Rodrigo Hagge é para justificar a deputados federais a quem o prefeito assumiu compromissos de companha nessa eleição nacional, que não estaria à aplicar “171” nos deputados Arthur Maia (UB) e Antônio Brito (PSD), ao combinar com vereadores e secretários apoio a candidatura do também deputado federal Felix Mendonça Junior do PDT, legenda essa, cobiçada pelo prefeito de Itapetinga após o pleito desse ano. 

Como de fato, tudo foi um arranjo para Felix ser o terceiro deputado federal com apoio do prefeito em Itapetinga e que contaria ainda com a participação de secretário e vereador na campanha do deputado do PDT. Como o vereador Neto Ferraz havia assumido compromisso com o federal, Antônio Brito, assim como grande parte da bancada do prefeito na Câmara. Então, Rodrigo Hagge decidiu agir para não transparecer que ele estaria sacaneando com Maia e Brito nessa eleição, ao colocar um vereador sem compromisso político na mira do apoio à candidatura de Felix Mendonça. 

Ao chamar vereador Neto Ferraz para Comutran, abriu a vaga para Juscelino Gomes assumir na Câmara, esse, como novo vereador rifado pelo prefeito a apoiar a candidatura do pedetista ao lado do secretário de Infraestrutura Gustavo David. Tudo isso, em gratidão pelo outro “171”, desta vez, aplicado pelo deputado federal Felix Mendonça nos vereadores de oposição Tiquinho Nogueira e Valdeir Chagas, ambos do PDT. 

PDT de Itapetinga na base do Prefeito Hagge. Notícia que só faltou combinar com Tiquinho e Valdeir
PDT de Itapetinga na base do Prefeito Hagge. Notícia que só faltou combinar com Tiquinho e Valdeir (VEJA AQUI)

Os vereadores opositores a atual gestão foram surpreendidos com arranjo Hagge/Felix após o Diretório Estadual do PDT, controlado pelo deputado federal afirmar ao site Bahia Noticias, que o PDT de Itapetinga não mais era opositor a administração Rodrigo Hagge e que seus vereadores Nogueira e Chagas, agora eram governistas. A notícia estarreceu os parlamentares que acredita que a legenda em Itapetinga aplicou estelionato politico na população já que ambos os vereadores foram eleito sobre a bandeira opositora a atual gestão. 

Confiante, por achar que ainda detém apoio político de mais de 70% dos votos de Itapetinga, Rodrigo Hagge aventura em solo eleitoreiro desconhecido, nunca antes pisado por qualquer político do município de lançar apoio a três deputados federais ao mesmo tempo. Um prenúncio que indica que um ou dois, desses federais, vão passar vexame nas urnas em Itapetinga. Afinal, corre atrás de votos para um deputado já é difícil, em uma eleição que geralmente pulveriza votos entre candidatos, que dirá, apoiando três deputados federais. Continuou à afirmar, vai faltar votos.