PT baiano já percebeu que virada que elegeu Wagner e Rui só em pesquisa do A Tarde

PT baiano já percebeu que virada que elegeu Wagner e Rui só em pesquisa do A Tarde

ACM Neto consolida liderança nas pesquisas, enquanto cúpula petista joga com a narrativa de virada nas eleições que elegeram Wagner e Rui govenadores da Bahia. 

PT baiano já percebeu que virada que elegeu Wagner e Rui só em pesquisa do A Tarde
Ex-governador petista e atual Jaques Wagner e Rui Costa continuam apostando na virada que possa eleger Jerônimo Rodrigues, mesmo com ACM Neto com chance de vitória no 1º turno.

No domingo passado (17/7), uma pesquisa eleitoral publicada pelo jornal A tarde, levou alivio repentino para o ninho petista baiano que tá precisando de uma boa notícia para continuar a cruzada do candidato a governador Jerônimo Rodrigues pelos municípios do estado. A notícia de uma suposta virada como em eleições passadas que levaram Jaques Wagner e Rui Costa para o Palácio de Ondina provocou euforia que logo virou tristeza após a pesquisa ser embargada pela justiça por irregularidades. 

No levantamento feito via web, ou seja, por WhastApp pelo desconhecido AtlasIntela em parceria com jornal A Tarde, contrariou todos os institutos que apontam uma vitória no primeiro turno do candidato ACM Neto (União Brasil). A manchete da virada pró petista agradou os simpatizantes da estrela solitária, que apontava uma diferença entre os candidatos do União Brasil e PT de apenas 7,1%, isso para um petista que empacou nos demais institutos de pesquisas entre 14% e 18%.

O jornal baiano tentou até desvencilhar da culpa após a justiça ter embargado o levantamento da AtlasIntela, tirando de sua reponsabilidade os números que apontava uma suposta virada que garantiria a vitória de Jerônimo na eleição. 

Pesquisa jornal A Tarde que coloca ACM Neto e Jerônimo próximos gera criticas de fake news
Pesquisa jornal A Tarde que coloca ACM Neto e Jerônimo próximos gera criticas de fake news (VEJA AQUI)

Depois do balde de água geladíssima da pesquisa que não colou, sobrou para lideranças petistas ajustar o discurso e falar em união e que juntos chegarão lá, sem a certeza do vira vira como em eleições anteriores, mas sempre prevalecendo a ironia que o tri da virada virá, só para atiçar os simpatizantes petistas carentes de boas novas no estado. O PT da Bahia volta apostar as fichas nos votos a Lula para sonhar com Jerônimo no comando do estado, mesmo sem uma onda que os garantiram 16 anos no poder. 

Diante da realidade nua e crua sobre os rumos da eleição na Bahia, o ex-governador Jaques Wagner ironizou em entrevista na Tribuna da Bahia e a Mário Kertész, na Radio Metrópole ao citar uma frase atribuída a Rui Costa: “OK, eles ganham nas pesquisas e nós ganhamos nas urnas”. Bem, a frese até caiu como uma luva, mas faltou as mãos para garantir que raio cairá três vezes no mesmo lugar. 

Na dita entrevista, o ex-governador cobrou participação mais ativa do senador e aliado, Ângelo Coronel que, na avaliação dos petistas, estaria se esquivando do palanque de Jerônimo Rodrigues, para cuidar da campanha do filho à Câmara… Mas recebeu o baque de bastidores, nesta sexta-feira, 22, para o petismo, de que está praticamente decidido: o velho aliado e amigo do peito, Marcelo Nilo, deputado federal e várias vez ex-presidente da Assembleia Legislativa estadual, deverá ser o vice na chapa de ACM Neto. Como informou a coluna Guga Noblat/Metrópoles.

Enquanto Wagner e Rui sonham com nostalgia da onda ‘13’ da era PT no poder com Lula e Dilma, os verdadeiros pais que pariram o ex e atual govenador, alimentados com programas sociais, eles investem na vitória com virada ignorando o passado que os colocaram no Palácio de Ondina. 

Sem o PT no poder e os encantos do Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Cartão de Crédito de R$ 5 mil para compras de móveis e eletrodomésticos para famílias carentes, o cenário real, é de bico seco com um candidato desconhecido pelos baianos. O que acende alerta vermelho no ninho petista que virada na Bahia, só com a dancinha “Roda Roda Vira” de Roberto Leal. Demais, é sonhar sem cair na real que se passaram quase duas décadas de PT no Palácio de Ondina, isso, cansa até mesmo os eleitores. Mas nada impede que a legenda contrate outra pesquisa como o jornal A Tarde para elevar a moral da turma petista. Sei lá, acho que ajuda.