Pesquisa Ipec desmorona bolsonarismo que esperava uma virada de Bolsonaro sob Lula

Pesquisa Ipec desmorona bolsonarismo que esperava uma virada de Bolsonaro sob Lula

Pesquisa Ipec revela que além de Bolsonaro está atrás e distante de Lula, aponta que 57% dos entrevistados desaprovam o presidente.

Pesquisa Ipec desmorona bolsonarismo que esperava uma virada de Bolsonaro sob Lula
Núcleo de campanha do presidente Jair Bolsonaro esperar uma virada após pacotão de bondades do governo com a PEC Kamikaze.  

No maior mercado de pesquisas de toda história do país em eleições gerais, há levantamentos de todos os tipos, com institutos alardeando resultados ao gosto do freguês, tudo feito sob medida para a guerra de versões que um embate. E algumas dessas pesquisas indicavam que Bolsonaro teria empatado com Lula. Outras, muito disseminadas nos grupos bolsonaristas nas redes sociais, mostravam até o presidente ultrapassando o petista e que venceria no 1º turno. 

Mas bastou a IPEC, ex-Ibope, instituto de credibilidade no mercado dizer que Lula continua na frente 44% contra 32%, com 12 pontos de vantagem sob o presidente, para fazer o mundo bolsonarista ir ao chão.

No núcleo de campanha de Jair Bolsonaro (PL), que vem prometendo uma vira do presidente sob o petista Lula, tá virando promessa desde junho, e pelo jeito, vão ter espera até setembro, para a tal virada nas pesquisas, mesmo com o pacotão de bondades na turbina do Auxilio Brasil de R$ 400 para 600 reais, vale caminhoneiro de R$ 1 mil reais e outras. 

De acordo com IPEC, Bolsonaro continua na bolha bolsonarista dos 32%, e para piorar o que está ruim, o número mais relevante desta pesquisa para quem quer tentar projetar o 2 de outubro é o da avaliação de como o presidente conduz o país: 57% dos entrevistados desaprovam Bolsonaro (37% aprovam e o resto não quis se posicionar). É um percentual muito alto, sobretudo a pouco mais de 50 dias das eleições.

Único alivio para o atual presidente na pesquisa, é que fica cada vez mais evidente, que Lula está mais distante de uma vitória no 1° turno sob Bolsonaro. De resto é tudo péssimo para Jair Messias. Lula tá faturando no sudoeste do País: em São Paulo, o petista vence com 10% de diferença, enquanto no Rio de Janeiro dá o ex-presidente na frente com diferença apertada e no segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais, Lula arranca 13% de diferença sob Bolsonaro.

Se tá ruim para o presidente Bolsonaro há quem diga seus aliados nos estados, o vice-presidente Mourão patina em 3º lugar para o senado no Rio Grande Sul. A ex-ministra dos direito Humanos, Damares, pena em Brasília, também, para a vaga de senadora. O bolsonarista Onyx Lorenzoni, tá comendo poeira no RS, com Eduardo Leite liderando. E no pacotão de notícias ruins, Lula lidera na terra gaúcha com 40% a 35% de Bolsonaro.

Nas redes bolsonaristas a teoria da conspiração faz parte do roteiro dos seguidores do presidente, que afirmam que o levantamento IPEC e Datafolha, são institutos sem credibilidade e encomendas para derrubar o atual mandatário. Já na legenda do presidente, o Partido Liberal (PL), a pesquisa ex-Ibope é levada a sério, tanto, que foi considerada na noite da segunda-feira (16), um balde de água fria, no núcleo de campanha do presidente que espera o inicio da reação de Bolsonaro nos levantamentos dos dois principais institutos de pesquisas do país. 

Ex-marqueteiro de Bolsonaro prevê possível derrota do presidente e eventual vitória de Lula em 2022
Ex-marqueteiro de Bolsonaro prevê possível derrota do presidente e eventual vitória de Lula em 2022 (VEJA AQUI)

Fato, é que os demais institutos criados para todos os tipos de informações duvidosas continuarão a propagar um resultado de crescimento de Bolsonaro, enquanto IPEC e Datafolha aproxima da realidade do desejo dos brasileiros. O real, é que Bolsonaro teve uma semana de derrame de pesquisas que apontavam o crescimento do presidente, e nem isso, ajudou o chefão do clã das rachadinhas a sair do curral bolsonarista na IPEC.