Pesquisa interna mantem vitória de Lula e ACM Neto em Itapetinga

Pesquisa interna mantem vitória de Lula e ACM Neto em Itapetinga

Levantamento interno aponta vitória de ACM Neto e Lula nas urnas de Itapetinga, com Carlista e petista ampliando vantagem.

Pesquisa interna mantem vitória de Lula e ACM Neto em Itapetinga
Levantamento realizado as véspera do 2º turno projeta os prováveis vencedores em Itapetinga. 

A uma semana da eleição de 2º turno, o IDenuncias teve acesso a uma pesquisa interna de legenda, que aponta repeteco de resultados das urnas do 1º turno em Itapetinga. Como se trata de levantamento não registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o relato será genérico.

No levantamento a candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), lidera na preferência dos votos dos eleitores de Itapetinga, com possível projeção de vitória nas urnas local bem acima do resultado obtido no 1º turno de 54,56% 19.515 dos votos validos. 

A melhora no desempenho Carlista no município provavelmente deve está ligado à votação de João Roma (PL), que alcançou 14,71% 5.260 votos validos. Na pesquisa interna, é preceptivo que nem todos os votos de Roma foram para ACM Neto, indicando que uma parcela desses votos foi para Jerônimo Rodrigues (PT) e outra engrossaram as fileiras dos indecisos.

Na corrida presidencial, o sonho do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), de promover uma virada no município em favor da candidatura de Jair Bolsonaro (PL), anda distante do desejo dos itapetinguense que querem a volta de Lula a presidência da república. 

No levantamento interno, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), registra desempenho superior alcançado no 1º turno, que foi de 51,64% 19.052 votos validos. Tudo leva a crer, que o petista faturou os votos dos eleitores de Ciro e Tebet que em Itapetinga obtiveram (4,78%) 1.763 votos validos. 

Surpreendente nesse mesma pesquisa é o desempenho fraco do presidente Bolsonaro que está abaixo de sua votação de 15.715 votos (42,60%). Como qualquer levantamento é reflexo de momento, essa tendência pode mudar até o dia da eleição de 30 de outubro. 

Durante o pleito de 1º turno, forças bolsonaristas ligadas às igrejas evangélicas, empresários e pecuaristas liderado pelo prefeito de Itapetinga tentaram emplacar uma segunda vitória de Jair Bolsonaro no município, como em 2018, onde o presidente saiu vitorioso. Quase quatro anos depois, a maré do bolsomarismo sofre revés, com Lula conquistado a maioria do eleitorado. 

Em Itapetinga, Lula vence em bairros periféricos já Bolsonaro nos centrais. Veja como foi o 1º turno
Em Itapetinga, Lula vence em bairros periféricos já Bolsonaro nos centrais. Veja como foi o 1º turno (VEJA AQUI)

O IDenuncias revelou de onde vieram os votos de Lula e Bolsonaro no 1° turno em Itapetinga. No levantamento por seção e local de votação nos bairros da cidade, fator financeiro foi determinante na escolha dos candidatos, como nos bairros centrais de padrão de vida elevado, Bolsonaro teve desempenho melhor que o petista. Já Lula chegou à vitória na cidade com os votos dos bairros periféricos.