Prefeito Hagge passa vexame nas urnas de Itapetinga com vitória de Lula, Otto e deputados patinando

Prefeito Hagge passa vexame nas urnas de Itapetinga com vitória de Lula, Otto e deputados patinando

Com excessos de apoio a candidaturas prefeito Rodrigo Hagge vê seu protagonismo na eleição cair por terra com vitória de Lula em Itapetinga. 

Prefeito Hagge passa vexame nas urnas de Itapetinga com vitória de Lula, Otto e deputados patinando
Ex-presidente Lula vence Jair Bolsonaro e desbanca apoiadores bolsonaristas em Itapetinga. 

Com 100% das urnas apuradas em Itapetinga, é preciso procurar saldo positivo para Rodrigo Hagge (MDB) nessa eleição geral e demonstrar que o prefeito da cidade teve influência na votação no município.  

No finalzinho da campanha no primeiro turno o prefeito Hagge que vinha escondendo o Jair Messias Bolsonaro (PL) saiu do armário político e declarou voto ao presidente na semana que antecedia a eleição de (2/9), tudo para impulsionar o bolsonarismo e fatura uma segunda vitória do ‘mito’ na cidade. O plano Hagge não deu certo, o ex-presidente Lula (PT) venceu em Itapetinga com 51,64% 19.052 votos, enquanto o presidente do prefeito amargava uma segunda colocação com 42,60% 15.715 votos, uma frente petista de 3.337 votos.

No senado federal outro vexame depositado na conta do prefeito Hagge, o senador Otto Alencar (PSD) alinhado ao petismo obteve 39,27% 12.473, deixando o candidato do gestor itapetiguense, Cacá Leão (PP) em segunda colocação com 31,68% 10.063. 

Já a governador do Estado vitória de ACM Neto (União Brasil) em Itapetinga com 54,56% 19.515 votos, não dá para depositar com exclusividade na conta do prefeito de Itapetinga. Os carlistas vêm registrando vitória na cidade sob petistas há quatro eleições. Mas não há como negar que prefeito Hagge teve alguma influência na candidatura do ex-prefeito de Salvador com uma frente de quase no quase 9 mil votos sobre Jerônimo Rodrigues (PT).

Mas, os piores resultados das urnas em Itapetinga para Rodrigo Hagge estava por vim, e veio, na madruga desta segunda-feira (3), quando apuração final a deputados federais demonstravam que o prefeito de Itapetinga não teve nenhuma influencia nas votações a deputados federais em que o gestor municipal apoiou. Foram 4 nessa eleição. A começar com o deputado federal reeleito e mais bem votado em Itapetinga por três eleições consecutivas Antônio Brito (PSD), que alcançou 19,02% 6.576, resultado quase idêntico à votação obtida em 2018 que foi de 6.378 votos sem o apoio do prefeito Hagge.

Para piorar o que já estava ruim, um vexame do tamanho da audácia do prefeito Hagge que achava que tinha cacife para bancar quatro candidaturas a deputados federais ao mesmo tempo. É o caso do deputado federal reeleito e presidente do PDT na Bahia Feliz Mendonça. Esse entregou o diretório municipal da legenda ao prefeito em tronca do apoio na eleição. O arranjo fez o deputado perder o apoio na cidade dos vereadores Tiquinho Nogueira (PDT) e Valdeir Chagas (PDT). 

Na jogada Hagge para apoio a Felix Mendonça, o prefeito escalou seu time com secretários municipais Gustavo David (PDT) e Daniel Moreira, trocou vereadores na Câmara para apoiar a candidatura do pedetista. O resultado foi um desastre, Felix foi 11ª colocado nas urnas de Itapetinga com 871 votos. Na eleição 2018, ele teve 1.009 votos.

A candidatura de Arthur Maia (União Brasil), outro sob o apoio de Hagge, que só não passou vexame por conta do empenho do vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil), que foi a luta pela reeleição de Maia na cidade. O deputado federal reeleito foi o 2º mais bem votado em Itapetinga com 7,78% 2.690. Resultado muito diferente de 2018 quando Rodrigo Hagge pediu voto diretamente ao deputado. Maia obteve na eleição passada 1.088 votos.

Lula e ACM Neto vencem em Itapetinga, ambos vão para o 2º turno
Lula e ACM Neto vencem em Itapetinga, ambos vão para o 2º turno (VEJA AQUI)

Mas nem tudo foi ruim para Hagge. Ao dedicar a uma única candidatura a deputado estadual, o prefeito teve êxito ao fazer seu estadual Pedro Tavares ser o mais bem votado de Itapetinga pela 2ª vez. O candidato do União Brasil obteve 21,34% 7.209 dos votos validos. Ainda teve uma votação modesta a candidatura federal de Roberta Roma (PL) com 1.845. 

Frustação mesmo ficou com vereadores emedebistas Eliomar/Tarugão e Luciano Almeida, que mesmo conseguindo 2003 votos e terceira colocação para o tucano Paulo Câmara em Itapetinga, os votos não foram suficientes para reeleição do deputado que se despede da Assembleia Legislativa da Bahia ao ser derrotado nas urnas. Frustação também, para um grupo de vereadores misto: governistas e opositores, no apoio a candidatura de Katia Bacelar (PL), onde 4ª locação no município com 1.701 votos não garantiu vaga a deputada estadual.

Resultado bom em Itapetinga ficou com os petistas, que além de darem vitória a Lula e Otto na cidade fez o deputado estadual reeleito Rosenberg Pinto ser o segundo mais bem votado com 15,95% 5.388 dos votos validos.

Todos esses resultados ruins para Rodrigo Hagge nessa eleição é um sinal que o prefeito precisa urgentemente usar o ‘chinelo da humildade’, e reavaliar sua vaidade política que até o momento tem tirado mais votos que ofertado.