Vitória de Lula em Itapetinga é recado para prefeito Hagge sobre apoio a Bolsonaro

Vitória de Lula em Itapetinga é recado para prefeito Hagge sobre apoio a Bolsonaro

Urnas de Itapetinga deram recado histórico ao prefeito Rodrigo Hagge, que o bolsonarista é prenúncio de derrota na cidade. 

Vitória de Lula em Itapetinga é recado para prefeito Hagge sobre apoio a Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro (PL) com prefeito Rodrigo Hagge em inauguração do Aeroporto de Vitória do Conquista na Bahia.

Nunca na historia das eleições um recado das urnas foram tão claras para um prefeito de Itapetinga, que além de impor uma derrota ao bolsonarismo no município, maioria dos eleitores disse de que lado está, e se políticos do poder municipal contrariar mais derrotas viriam em nome do seu candidato a presidente, o Lula (PT). 

Com votação similar acima de 19 mil votos em Itapetinga, Lula e ACM Neto (União Brasil), foram a preferência do eleitorado do município, um resultado inquestionável e de difícil revés em um estado onde Jair Messias Bolsonaro (PL), obteve menos de 25% dos votos validos dos baianos, e em Itapetinga um pouco mais de 42% dos votos.

O prefeito Rodrigo Hagge (MDB), sabia antecipadamente da derrota de Bolsonaro no município por está munido de pesquisas internas, mesmo assim, tentou impulsionar o bolsonarismo no município ao pedir voto abertamente ao presidente. O tiro no escuro por pouco não atingiu a candidatura de ACM Neto que poderia desidratar em Itapetinga, mas não aconteceu por não haver tempo do eleitor anti-bolsonarista assimilar o pedido de voto de Hagge ao ‘Messias presidente’. 

Mas agora, no segundo turno haverá muito tempo de sobra para o eleitor de Itapetinga contrário a Bolsonaro saber de que lado estará o prefeito Rodrigo Hagge, se neutro ou bolsonarista de sempre. 

Na corrida no 1º turno o apoio de Rodrigo Hagge a deputados não resumiu em votos nas candidaturas. O vexame do prefeito nas urnas foi antagônico a seu cargo de gestor municipal e com maquina administrativa e financeira [Prefeitura] nas mãos. Na prática, não teve força para angariar votos aos seus candidatos.  

Lula e ACM Neto vencem em Itapetinga, ambos vão para o 2º turno
Lula e ACM Neto vencem em Itapetinga, ambos vão para o 2º turno (VEJA AQUI)

A divisão presidencial em favor de Lula no município ficou evidente entre bairros de maioria periféricas e de poucos centrais de classe media alta, razão que levou a derrota de Bolsonaro no município. Evangélicos atrelados a pastores bolsonaristas ficaram a vê navios, diante a força popular de Lula entre as camadas pobres e trabalhadoras de Itapetinga que são ampla maioria.

O pedido de voto de Rodrigo Hagge a quatro dias do 1° turno recebeu duras criticas nas redes sociais dos fanáticos bolsonaristas de Itapetinga diante da derrota do presidente no 1º turno.  As criticas ao prefeito foram de cobranças pelo fraco empenho do gestor que se estendeu aos apoiadores ao recusarem na campanha a pedir votos para o presidente Bolsonaro.

Prefeito Hagge passa vexame nas urnas de Itapetinga com vitória de Lula, Otto e deputados patinando
Prefeito Hagge passa vexame nas urnas de Itapetinga com vitória de Lula, Otto e deputados patinando (VEJA AQUI)

Agora com os pés no chão, prefeito, servidores em cargos de confiança, pastores, políticos, trabalhadores autônomos, empresários e ruralistas de Itapetinga, sabem do fraco potencial de votos a Jair Bolsonaro em Itapetinga. Restando para bolsonarismo a esperança de uma virada onde a maioria dos seguidores acreditavam que viriam no 1º turno de 2 de outubro em favor do presidente da republica.