EDITORIAL: viúvas do bolsonarismo de Itapetinga precisa respeitar sua própria gente

EDITORIAL: viúvas do bolsonarismo de Itapetinga precisa respeitar sua própria gente

Eleitores de Bolsonaro em Itapetinga, vão as redes sociais desferirem ataques a familiares, religiosos e nordestinos por terem votado no Lula.

EDITORIAL: viúvas do bolsonarismo de Itapetinga precisa respeitar sua própria gente
Derrota de Jair Bolsonaro para Lula levam itapetiguenses a atacarem familiares e conterrâneos nas redes sociais.

Após a derrota de Jair Messias Bolsonaro (PL) previamente anunciada por pesquisas eleitorais que projetavam vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT), nessa eleição, os bolsonaristas de Itapetinga procuram os meios mais absurdos e sórdidos possível para constar a não reeleição do ‘Messias presidente’. 

De xingamentos a preconceitos racistas contra sua própria gente e familiares, fez das redes bolsonaristas da cidade um antro de insultos contra aqueles que exerceram o direito democrático de escolha. Os alvos do bombardeio são direcionados aos mesmos que deram vitória a Lula em Itapetinga no 1º e 2º turno, no caso, cidadãos pobres, trabalhadores e liberais autônomos. 

A minoria bolsonarista derrotada atirou preconceito para todos os lados, com alvos específicos, os nordestinos, LGBTs e católicos que votaram em peso no ex-presidente Lula. Isso tudo, sobre olhar dos administradores desses grupos de WhastApps que não contiveram uma onda de preconceito e racismo desenfreado. Geralmente nesses grupos, os administradores são políticos e vereadores com mandatos.

Nos grupos ligados a políticos atrelados a gestão municipal de alto declarado bolsonarista, o preconceito a nordestinos foram de ataques: de “corja nordestina burra”, “tenho vergonha de ser nordestino”, “Essa gente tem que comer capim”, “o nordestino tem que morrer de fome”, “essas desgraças [nordestinos] tem que irem todos para o ‘pau de arara”.  Pau de arara é um método de tortura física, muito aplicado no regime militar de 64 a 1985.

Os ataques preconceituosos a nordestinos seguiram e ainda seguem nos grupos de WhastApp bolsonaristas, atingindo grupos de pessoas específicas como gays e religiosos católicos, e pior, de familiares. 

Sobre os LGBTs, nem ouso a comentar os palavrões deferidos pelos seguidores do presidente Bolsonaro insatisfeitos por maioria ter votado no Lula. Mas ouso sim, mencionar ataques a padres e religiosos católicos: “esses padres tudo é v.#@$@ comunistas.” “esse católicos baba ovo de Lula e dos comunistas, não prestam” “temos que jogar duro contra essa corja de católicos” “pau nessa gente [católicos]”. Vale lembrar, que durante a campanha eleitoral a Igreja Católica se manteve neutra na disputa.

Mas o que impressionou foram os ataques deferidos por grupos considerados de seguimento evangélicos. Esses grupos de WhastApps de religiosos disparam além de preceitos o desejo de verem os nordestinos “queimarem no fogo do inferno”. Ao compartilhar fotos de Lula com religiosos do candomblé, alegaram que o demônio teria abençoado o petista para destruir o povo de Deus e fecharem as igrejas no ano que vem. A maioria dos integrantes religiosos da plataforma social qualificam o presidente Jair Bolsonaro como um homem um enviado por Deus para salva a nação brasileira de todo o mal. Acredite! Eles acreditam nisso.

A reação desprezível das viúvas do bolsonarismo de Itapetinga nas redes sociais é o retrato de um mal maior na presidente da republica que foi extirpada pela maioria do povo brasileiro. Um mal que leva a população da cidade esquecerem que Itapetinga é Bahia e é Nordeste, se somos todos nordestinos o porquê os ataques preconceituosos? Só existe única resposta a essa pergunta: “colocamos um presidente maluco no poder, capaz de dividir uma nação”.