Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga

Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga

Lula na presidência e Jerônimo no governo da Bahia credência Cida Moura com forte candidata a prefeita de Itapetinga em 2024.

Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga
Cida Moura (PT), [a esquerda] na campanha eleitoral no 1º turno.

Desde emancipação política de Itapetinga nos anos 50, a possibilidade de uma mulher no comando da Prefeitura Municipal tornou-se um tabu a ser quebrado. Mas bastou a noite do domingo (30), após proclamação das vitórias de Luís Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil e Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, para essa narrativa pré-histórica de só homens no poder municipal cair por terra.

As vitórias petistas credenciaram a ex-primeira-dama de Itapetinga, Cida Moura (PT), a ser em 2024 uma candidata à prefeita com potencial de vitória na próxima eleição municipal. 

As derrotas dos candidatos de Rodrigo Hagge (MDB) e Renan Pereira (União Brasil), no domingo (30) jogou um balde de água fria nos planos futuros do prefeito e vice de Itapetinga, após as urnas rejeitarem Jair Bolsonaro (PL) e ACM Neto (União Brasil). 

A expressiva votação de ACM Neto em Itapetinga, com 64,41% 23.694, animam correligionários, mas não o grupo do prefeito que sabem que sem o poder não dá para alimentar promessas de dias melhores para cidade em uma campanha municipal. 

Não foi atoa que o vice-prefeito Renan Pereira apostou todas as fichas em Bolsonaro e ACM Neto ao ir para ruas pedir votos a seus candidatos. Pereira não escondia sua intensão de candidatar a prefeito na próxima eleição com a continuidade do capitão no Palácio do Planalto e ACM Neto no Palácio de Ondina.

Manter o ímpeto da vitória Carlista em Itapetinga para alavancar a candidatura do vice em uma cidade onde Lula venceu 53,03% 19.427 contra 46,97% 17.204, não faz sentido quando do outro lado estará, uma candidata como Cida Moura recebendo além do apoio logístico e financeiro do Partido dos Trabalhadores uma estrutura invejável para chegar a Prefeitura.

Eleição do próximo domingo estará em jogo o futuro político de Renan Pereira e Cida Moura
Eleição do próximo domingo estará em jogo o futuro político de Renan Pereira e Cida Moura (VEJA AQUI)

Os resultados das urnas não favoreceu o prefeito Hagge que em 2024, deve deixar o comando da cidade sem um legado futuro e sem um candidato que possa concorrer de igual para igual contra uma candidatura petista, já que Renan Pereira deixou escapar por diversas vezes que só seria candidato com uma eventual vitória de ACM Neto ou Bolsonaro, projeção que não ocorreu no 2º turno.