Como no 1º turno, o segundo tem expectativa do eleitorado de Itapetinga dá favoritismo a Lula nos bairros periféricos e Bolsonaro nos centrais.
No 1º turno Lula venceu em todos os bairros periféricos e Bolsonaro nos centrais de Itapetinga. |
A polarização da política nacional entre os candidatos a presidentes Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) nesse pleito chegou ao extremo da estupidez. Em outras eleições, era comum o eleitor avaliar as propostas dos candidatos para decidir em quem votar. Nessa evidenciou em Itapetinga que para escolher um candidato basta, ter um padrão de vida confortável para sinalizar de que lado esta o eleitor da cidade.
No 1° turno a teórica de classe social na eleição transformou se na mais pura realidade quando a população do município percebeu, após levantamento IDenuncias, de onde vieram os votos de Lula e Jair Bolsonaro.
Aos escancarar o voto a voto por seção eleitoral e urnas eletrônicas nos colégios de bairros, veio à luz a dominação bolsonarista em localidades centrais da cidade. Como os bairros: Camacã, Morumbi, Centro e parte do São Francisco de Assis. Esses [bairros], são de maioria moradores de classe média a alta para os padrões de renda do município. O resultado das urnas no 1º turno nas centrais deu vitória ao presidente Bolsonaro sob Lula.
Saindo dos bairros centrais, o favoritismo do presidente foi derretendo na medida em que os colégios com urnas eletrônica estavam localizadas nas periferias do município. Lula promoveu um arrastão de votos fora do domínio central bolsonarista, levando o petista a vencer até nos dois distritos do município: Bandeira do Colônia e Palmares.
A vitória de Lula no 1º turno com 19.052 votos (51,64%) sobre o segundo colado Jair Bolsonaro (15.715 votos (42,60%), desmoronou a narrativa de lideranças política da cidade que chegou a classificar “Itapetinga como a cidade mais bolsonarista de todas.”
Em Itapetinga, Lula vence em bairros periféricos já Bolsonaro nos centrais. Veja como foi o 1º turno (VEJA AQUI) |
O duro golpe sofrido há 30 dias nas urnas levou políticos atrelado ao bolsonarismo a reavaliar sobre a busca de votos no chamado ‘vira-voto’, promovendo “oba,oba” e muito barulho nos bairros periféricos sem pressionar o eleitorado. A tática, era buscar voto no grito, se deu certo, ou não só saberemos a partir das 20:30 desta noite de domingo (30).
Diante de fatos, é certeza que Itapetinga voltará às urnas nesse 2º turno em uma reprise de escolha por padrão social. Lula tende a ser favorito nas periferias e Bolsonaro nos bairros centrais.
Sobre a candidatura a governador da Bahia, a ACM Neto (União Brasil) ainda é o grande favorito nas urnas de Itapetinga, com provável segundo lugar de Jerônimo Rodrigues (PT), em quadro semelhante ao 1º turno.