Helder e Tuca: os vereadores que decidirão o futuro político do prefeito Rodrigo Hagge

Helder e Tuca: os vereadores que decidirão o futuro político do prefeito Rodrigo Hagge

 Votos decisivos no perdão das contas rejeitadas do prefeito Rodrigo Hagge. Vereadores Helder e Tuca dão as cartas em julgamento na Câmara.

Helder e Tuca: os vereadores que decidirão o futuro político do prefeito Rodrigo Hagge
Veneradores Helder de Bandeira (PSC) e Tuca da Civil Civil serão votos decisivo em julgamento de contas rejeitadas na Câmara de Itapetinga.      

Tramita na Câmara de Itapetinga as contas públicas de Rodrigo Hagge rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) para julgamento. Em caso de derrota para o prefeito de Itapetinga, ele deve ficar inelegível por 8 anos.

Os imbróglios que cercam as contas rejeitadas de 2019, sob suspeita de corrupção e sendo investigadas pelos Ministérios Públicos da Bahia e Federal por desvios e má-gestão deve ir a plenário da Câmara de Itapetinga para julgamento na quarta-feira (28), sob olhar tenso do prefeito Hagge, se houver surpresas poderá ficar fora das próximas quatro eleições: gerais e municipais, sendo impedido de se candidatar por contas rejeitadas.

O passeio que Rodrigo Hagge estava tendo no Legislativo Municipal com votações seguras de projeto de leis e contas rejeitadas/2018, por ter ampla maioria de 11 votos, virou um pesadelo quando o prefeito decidiu testar os limites dos vereadores da base aliada ao apresentar duas propostas polêmicas: a PL dos Advogados e PL do mega-aumento na Iluminação Pública (CIP), se fossem aprovadas causariam estragos financeiros na população, assim como, na imagem dos aliados na Câmara.

Com os vereadores sob pressão e tendo que decidir entre o povo e o prefeito, uma reação inesperada veio da própria base de sustentação de Rodrigo Hagge no Legislativo. Quando o vereador do Distrito de Itapetinga Helder de Bandeira (PSC) decidiu pedir ‘vistas [mais prazo para analise], na PL da CIP e no julgamento das contas do prefeito.

Em ato heroico, vereador Helder enfrenta Hagge e livra Itapetinga do mega-aumento na iluminação pública
Em ato heroico, vereador Helder enfrenta Hagge e livra Itapetinga do mega-aumento na iluminação pública (VEJA AQUI)

O pedido do vereador Helder de Bandeira enterrou os mega-aumentos na iluminação pública, mas não o julgamento das contas do prefeito Hagge, que hoje, é visto pela Prefeitura como uma alerta que o prior para Rodrigo Hagge poderia está por vim. 

A insatisfação com as pressões vindas do governo municipal, não só deixou o vereador de Bandeira indignado, como também, Tuca da Civil (republicano), que se mostrou ausente em sessão de julgamento das contas no plenário da Câmara, obrigando o presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão adiar a votação por não ter votos suficientes para derrubada do parecer do TCM que rejeitou as contas de Hagge. 

São necessários 10 votos para derrubar o parecer do TCM a favor de Rodrigo Hagge. Mesmo o prefeito tendo 11 vereadores governistas em plenário, Helder ou Tuca é voto decisivo para o prefeito. 

Para garantir que Hagge não fique inelegível por oito anos, chegou a cogitar mais uma votação secreta que logo foi desaconselhada pelo jurídico, já que uma emenda constitucional proíbe voto secreto em Parlamentos e Câmaras municipais. As contas rejeitadas/2018 que foi julgada na Câmara em votação secreta ainda pode ser questionada na justiça. O vereador Tiquinho Nogueira (PDT) vem prometendo derrubar o último julgamento. 

Após revés na Câmara, Prefeito Hagge corre risco de ficar inelegível por 8 anos
Após revés na Câmara, Prefeito Hagge corre risco de ficar inelegível por 8 anos (VEJA AQUI)

Sobre o vereador Tuca da Civil, ele é relator da comissão de Orçamento e Contas e responsável por maquiar um parecer fajuto questionando a competência dos conselheiros do TCM. Para ter ideia, o tal parecer pro- Hagge assinado por Tuca, é encontrado mais de R$ 1 milhão que foram desviados da saúde, no quais o Tribunal de Conta acusa que o gestor municipal teria desviado para finalidade desconhecidas. É mole?

Na prática, Helder e Tuca são taxados como vereadores não confiáveis pela Prefeitura. Para evitar surpresas indesejáveis o governo municipal prepara os vereadores aliados a recuar com pedido de ‘vistas’ no julgamento com proposito de levar as contas ser julgada no próximo ano [2023], e o mais importante, retirar o julgamento da pauta de votação.