Oposição manobra e arrasta aumento da iluminação pública para 2023, se aprovar, será cobrado em ano eleitoral

Oposição manobra e arrasta aumento da iluminação pública para 2023, se aprovar, será cobrado em ano eleitoral

Vereadores Tiquinho, Valdeir e Sibele deve obstruir votação da PL da CIP, e arrastar proposta do prefeito para 2023, caso seja aprovado, cobrança da taxa de iluminação pública só em janeiro de 2024.  

Oposição manobra e arrasta aumento da iluminação pública para 2023, se aprovar, será cobrado em ano eleitoral
Vereadores de oposição na Câmara de Itapetinga: Valdeir Chagas (PDT), Sibele Nery (PT), e Tiquinho Nogueira (PDT).

Em uma jogada de mestre a minoria de três vereadores de oposição na Câmara de Itapetinga consegue até o momento,  manobrar com eficiência e arrastar a proposta de lei municipal do prefeito Rodrigo Hagge, sobre mega-aumento na iluminação pública para 2023. Na prática, significa que se for aprovado no ano que vem a turbinada taxação só será cobrado na conta de luz a partir de janeiro de 2024, ano de eleição a prefeito e vereador.

Restando apenas 4 sessões para encerrar o ano Legislativo, os opositores pedetistas e petista: Tiquinho Nogueira, Valdeir Chagas e Sibele Nery, encontraram tempo para obstruir a votação do projeto de lei n° 023/2022,  sobre a nova Contribuição da Iluminação Pública (CIP). A tática plenária é pedir vistas, ou seja, mais prazos para analisar pareceres e a PL da CIP, ao todo, serão quatro pedidos, com dois para cada partidos, PT e PDT. 

A jogada opositora colocou a base aliada de vereadores do prefeito Rodrigo Hagge na Câmara em aflitos, afinal, sofrer pesadas críticas e desgastes por ter sacaneado a população com pesada taxação pública, um ano antes da eleição, em tese, poderia ser revestido. Mas daí o mega-aumento começar a vigorar em ano eleitoral, o suicídio político é dado como certo, seja para os vereadores, seja, para o prefeito e seu candidato a sucessor.  

Para melhor entender, o artigo 150º da Constituição Federal proíbe que cidadão seja pego de surpresa com criação de imposto e aumentos de tributos, que é o caso das novas taxas de iluminação pública de Itapetinga. Para isso, a legislação estabelece prazos para vigorará a nova lei, o que veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro.

Itapetinga terá taxa de Iluminação Pública mais cara da Bahia se vereadores aprovar nova CIP
Itapetinga terá taxa de Iluminação Pública mais cara da Bahia se vereadores aprovar nova CIP (VEJA AQUI)

Se o prefeito Rodrigo Hagge tiver sucesso na aprovação da lei na Câmara até 31 de dezembro/2022, poderá aumentar ou instituir um novo tributo a partir de 1/1/2023, com inicio da cobrança em 90 dias. Mas como não haverá mais prazo para que seja votado, isso, se os vereadores de oposição mantiverem os pedidos de vistas, aprovação arrastará a PL da CIP para 2023, assim, a bomba das taxações estourará em 2024, ano de renovação de mandatos de vereadores.

Se o temor de retaliação dos eleitores já era evidente na Câmara de Itapetinga, aprovar uma lei que valerá em janeiro de 2024 deixará grande parte dos cidadãos aptos a votarem com a memória fresca do que eles governistas [vereadores] fizeram no verão passado.