Em 2023, vereadores querem distância da política de arrocho de Hagge, mas sem perder cargos na Prefeitura

Em 2023, vereadores querem distância da política de arrocho de Hagge, mas sem perder cargos na Prefeitura

Vereadores aliado de Rodrigo Hagge na Câmara falam em união da base contra medida impopulares do prefeito, mas sem perde vantagens no governo municipal.  

Vereadores do prefeito Rodrigo Hagge na Câmara de Itapetinga, não querem que erros de 2022 se repita em 2023, por temor de prejuízo político.

Feliz ano novo, sem esquecer o que aconteceu no ano velho. Essa é a retórica da base aliada de Rodrigo Hagge (MDB), na Câmara de Vereadores que fará de tudo para desviar de qualquer proposta impopular do prefeito a ser encaminhada ao Legislativo Municipal em 2023.

Este novo ano é considerado para grande parte dos políticos com mandatos, um período pré-eleitoral de ajustes e corrida por apoio político para eleição municipal 2024.  Para todos os candidatos qualquer medida impopular atingiria de cheio a pretendida reeleição dos vereadores, em especial, da base de sustentação do prefeito Hagge na Câmara.

No apagar das luzes de 2022, o prefeito Hagge manobrou para que fosse aprovador na Câmara um mega-aumento nas taxas de iluminação pública (CIP), se fosse aprovado pelos vereadores, os consumidores de energia elétrica de Itapetinga teria que desembolsar em 2023, um custo de aumento na tarifa de até 180%, com reajuste nos valores do que é pago atualmente na conta de Luz, de 2.000%.

A fatura só não chegou ao consumidor de Itapetinga, graças a dois vereadores governistas que decidiram ficar do lado do povo, e não do prefeito. Os vereadores Tuca da Civil (republicano) e Helder de Bandeira (PSC) aniquilaram a posposta de Rodrigo Hagge, impedido que fosse aprovado no Legislativo.

Em ato heroico, vereador Helder enfrenta Hagge e livra Itapetinga do mega-aumento na iluminação pública
Em ato heroico, vereador Helder enfrenta Hagge e livra Itapetinga do mega-aumento na iluminação pública (VEJA AQUI)

A coragem da dupla governista: Tuca/Helder, foi à covardia dos demais vereadores da base de aliada que preferiram andar sob o ‘fio da navalha’ que questionar o projeto de lei de arrocho tributário do prefeito de Itapetinga por temor de perda de cargos e vantagens na Prefeitura.

Vereador Tuca deixa gestão Hagge de joelhos ao enterrar mega-aumento na iluminação pública
Vereador Tuca deixa gestão Hagge de joelhos ao enterrar mega-aumento na iluminação pública (VEJA AQUI)

Mas agora é ano novo, e o próximo é eleição de vereadores e prefeito, qualquer medida impopular atingiria os aliados com a mesma voracidade que atingiriam se aprovassem o mega-aumento na iluminação pública. Os eleitores não os perdoariam pelos aumentos na conta de luz.

Com compromisso de não errar como em 2022. Os vereadores sabem que Rodrigo Hagge não é mais candidato, e tem data marcada para deixar a Prefeitura de Itapetinga, qualquer projeto impopular do governo municipal como o da PL da CIP, é suicídio político. Então, o jogo é conter a sede de arrocho fiscal do prefeito na Câmara, sem perder os cargos de correligionários no Executivo, ao levar o prefeito no pico e tapeando os eleitores até eleição 2024.