Imagem de hospital lacrado choca e leva pânico a Itapetinga que reage nas redes sociais

Imagem de hospital lacrado choca e leva pânico a Itapetinga que reage nas redes sociais

Itapetinga protesta nas redes sociais com imagens do lacramento do Pronto Socorro do únido hospital da cidade.

Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor sendo lacrado a população após impasse entre Prefeitura de Itapetinga e Fundação José Silveira.

O domingo, 17, deve entrar para história de Itapetinga como o ‘dia do pânico’, após imagens circularem nas redes sociais do Pronto Socorro do único hospital da cidade sendo lacrado à população. As reações foram de indignação que provocaram uma enxurrada de criticas contra a gestão do Prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

Absurdo, vergonha, escárnio, safadeza, politicagem nojenta, loucos, insano, canalhas. Esses foram alguns adjetivos usados nas redes sociais para definir as imagens do Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor (HCR) sendo lacrado com madeira de tapume para que a população não tenha acesso à única unidade hospitalar do município.

A briga particular do prefeito de Itapetinga com a Fundação José Silveira provocou não só a fúria da população como também levou pânico sobre o futuro da cidade de quase 70 mil habitantes sem um hospital para internações de emergência.

Em uma tentativa desastrada de contra-ataque pelas imagens do HCR sendo lacrado, os aliados do prefeito Rodrigo Hagge na Secretária de municipal de saúde emitiram uma nota de esclarecimento que saiu pior que o soneto.

Na nota, a secretária de saúde, Rosania Rabelo mentiu descaradamente sobre a Prefeitura esteja pagando por serviços de péssima qualidade oferecidos pelo hospital a população. É sabido que a Prefeitura estava em dívida de próximo de R$ 2 milhões com a Fundação que recendente alega ter pago. A tentativa de calote provocou os primeiro ruídos de fechamento do Pronto Socorro do HCR, que foi concretizado no domingo.

Em outro trecho do esclarecimento, Rabelo provocou calafrios, ao afirmar que alternativa ao Hospital Cristo Redentor será o posto de saúde avançado da UPA (Unidade de Pronto Socorro) com suporte dos demais postos de saúde espalhado em bairro da cidade.

A alternativa da secretária de saúde caiu como uma bomba nas redes sociais onde os internautas perguntavam sobre o futuro sem único hospital da cidade, e como, os postos de saúde poderiam ser uma alternativa se não há suporte para atendimento de emergência em caso de acidade grave ou pessoas enfartando, já que nessas unidades de saúde a precariedade de equipamentos hospitalares é escassa para um simples procedimento de sutura de urgência.

Prefeito Hagge deixa a saúde de Itapetinga à beira do colapso após guerra com Fundação Silveira
Prefeito Hagge deixa a saúde de Itapetinga à beira do colapso após guerra com Fundação Silveira (VEJA AQUI)

Não da para imaginar Itapetinga sem um hospital, onde pessoas doentes serão espalhadas pelos quatro cantos da Bahia, em hospitais de diversas cidades, e longe da família. A alternativa do prefeito Rodrigo Hagge é uma insana ideia carregada de irresponsabilidade e falta de compromisso com a cidade que o elegeu. Os gritos de renuncia do prefeito nas redes sociais se justificam pelo temor de serem vítimas do amanhã caso precisem de uma internção hospitalar.

Mesmo diante da crise na saúde, aliados do prefeito Hagge tentaram no domingo (17) por panos quentes na insana ideia de usar a UPA como novo hospital de Itapetinga, ao comemorar o primeiro parto realizado no posto de saúde avançado. O que seria uma bênção para alguns aliados da administração pública, virou alvo de critica por parte da população que protestavam que a Unidade de Pronto Atendimento será transformada em ‘deposito de gente’ nos próximos dias.

“Isso foi apenas uma parto que geralmente pode ser feito até em casa, e se for uma pessoas acidentada e seu estado grave, vai fazer o que?” Internauta em resposta a uma aparente aliada do prefeito que comemorava o primeiro parto na UPA em grupos de WhastApp.