Pré-candidatura alternativa do ex-vereador Alfredo Cabral é considerada por políticos experientes como "voo das Galinhas".
Ex-vereador e contador público de Itapetinga Alfredo Cabral (PSD). |
Há décadas na política de Itapetinga a chamada ‘terceira via’, uma espécie de opção alternativa as candidaturas a prefeitos polarizadas por rivalidades surge como forma de contrapor o mesmíssimo eleitoral em cada pleito. No próximo ano de eleição municipal, um ex-vereador quer tentar emplacar a tal ‘via’ mirando a bolha da polarização que formou entono das candidaturas apoiadas pelo governador da Bahia e pelo prefeito de Itapetinga.
Alfredo Cabral (PSD), ex-vereador e contador público acha que pode espetar a bolha polarizada entre Cida Moura e Eduardo Hagge e dá um voo rasante nas urnas e cair direto na cadeira de prefeito de Itapetinga em 2025, como figura política da ‘terceira via’.
Itapetinga entra na bolha da polarização a prefeito entre Cida Vs Eduardo (VEJA AQUI) |
A façanha de Alfredo Cabral é quebra a retórica de décadas que ‘terceira via’ na política de Itapetinga: ‘nada, nada e morre na praia’. No passado não tão distante uma figura carismática com musculatura política como o falecido médico Arnaldo Teixeira, tentou por duas vezes, e fracassou como opção da ‘via’. Ao final da última investida nas urnas, o médico resumiu a derrota com uma simples expressão: "essa coisa de terceira via, é coisa de idiota".
Prova que o médico Arnaldo Teixeira tinha razão ocorreu na eleição presidencial de 2020, onde aparição da ‘terceira via’ foi desfiando com a bolha da polarização que formou entre Lula e Bolsonaro e abateu nas urnas no primeiro turno o mentor da ideia, o politico cearense Ciro Gomes (PDT) que experimentou o doce amargo da rejeição do eleitorado sobre a tal ‘terceira via’.
Em Itapetinga, Alfredo Cabral quer decolar com simbolismo alternativo onde políticos experientes já classifica a tentativa do ex-vereador de ‘voo das galinhas’.
Perfura uma bolha polarizada entre candidatos a prefeito com apoio de políticos nos poderes estadual e municipal é o mesmo que usar palito de dente para estoura uma redoma de aço. Cida Moura tem apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e Eduardo Hagge do Prefeito Rodrigo Hagge (MDB). Já Cabral nem mesmo dos membros do seu próprio partido que não acredita na pré-candidatura de ‘terceira via’.
O fato, é que Alfredo Cabral que projetar seu nome a vice-prefeito em uma eventual chapa de oposição ou governista, difícil prever. Mas é fácil deduzir que a demora em se expor o distância da oposição onde o holofote a vice-prefeito ilumina os caminhos do médico cardiologista Silvio Macedo (PP) na chapa encabeça por Cida Moura, enquanto na horda governista a vaga é garantida para o União Brasil do ex-prefeito José Otavio Curvelo.