Os bastidores do poder em Itapetinga.
"Voltei hein....voltei no calorão de bico seco, mas de língua afiada, porém, doidim pra tomar umas doses com umas pedrinhas de gelo. Mas como não posso, vamos futricar a politicagem de Itapetinga:"
O laranjal legislativo voltou.....
Estava adormecido um esquema que detonou mais de 2/3 de vereadores na Câmara Municipal de Itapetinga na legislatura passada, e agora despertado pelo o Joãozinho das Tretas, mais conhecido como João de Deus (MDB), que consiste o vereador empregar um assessor sem compromisso de trabalhar e o assessor devolver parte do dinheiro, em um esquema chamado de “Rachadinhas”.
Bem, não preciso falar o que é a rachadinhas, todos já saberem do que se trata. Mais daí o esquema ser compartilhado com a Prefeitura e Câmara de Itapetinga, aí é uma novidade que pegou todos nós de surpresa.
João de Deus, o treiteiro do legislativo contratou uma servidora temporária da Prefeitura, em cargo de coordenada de CRAS e meteu em uma folha de pagamento da Câmara de Vereadores como Secretária de Gabinete da Presidência, sem que ela dê um prego na barra de sabão. O que levanta suspeitar quem além de Joaozinho, o esquema das rachadinhas pode esta sendo compartilhado entre a secretária municipal Manu Brandão que também é vereadora licenciada. “Tudo em Casa” como diz nosso novo colunista do IDenuncias.
Rachadinhas aparte, o IDenuncias esta aprofundo as investigações e descobrindo que a safadeza está impregnada na Prefeitura e Câmara com um esquema de agradar servidores politicamente, outros com compromisso de devolver parte dos salários. Duplos salários em mesmos órgãos municipais é crime de responsabilidade. Um crime que o IDenuncias não poupará nomes.
Felizes os poderes de Itapetinga, onde o Ministério Público finge não vê as safadezas Legislativas e a picaretagem Executiva.
Sem Cida, é Eduardo; com é Renan....
Com o prefeito Rodrigo Hagge prevendo que a Rural está preste a despachar as malas gabirabas da Prefeitura. O arrumamalaê, ante da Rural desabar terá clima de suspense até a toda poderosa Cida Moura decidir quando será o atropelo gabiraba, antes ou depois da convenções partidárias.
Talento do novo IDenuncias. Gráfico e jornalístico versátil. |
Com Cida Moura deixando a política de Itapetinga em suspenção a espera do valoroso anúncio de sua candidatura, ou não. O prefeito deixa as barbas de molho, ao cozinhar o seu vice-prefeito Renan Pereira a banho-maria o deixando a declarar sua candidatura sem incômodo até a ex-primeira-dama decidir para saber se coloca seu “tiozão” na via crúcis sem conduzi-lo direto para o calvário.
Com temor de colocar o tio Eduardo Hagge nas labaredas do inferno, a tática é esperar Cida Moura dizer “sim” ou “não” para saber qual o momento de passar a rasteira no ex-prefeito José Otavio e no vice-prefeito de Itapetinga.
Em resumo, sem Cida, é Eduardo, e, com, é Renan Pereira que em caso de derrota a culpa será do União Brasil e não dos gabirabas.
PT bola murcha.....
Para um partido que cantou de galo ao lançar pré-candidatura a prefeito Sibele Nery no PT, há algumas semanas atrás, a baixada de bola nos vermelhinhos de Itapetinga é sinal que os palacianos de Ondina botaram a zorra petista local em ordem.
Em uma série de “merdas”, o PT de Itapetinga foi capaz de desautorizar a própria escolha do governador da Bahia que optou pela candidatura de Cida Moura, e ainda causou grandes problemas com futuros aliados, quando achou que poderia tomar um protagonismo político que jamais teve na cidade.
Ex-prefeito petista José Carlos Moura foi eleito duas vezes não pelo PT e sim pela força do nome. Hoje, a esposa Cida Moura está com um pé na Prefeitura graças à força do nome e não por força petista local.
Resumindo, a porra do partido não serve para nada, alias, serve para atrapalhar e tumultuar.
Desbibicaram o Solidariedade.....
Nunca foi fã de dá palanque para raia miúda da política local. Mas essa coluna não poderia passar em branco a derrubada de um presidente de partido nanico da cidade que perdeu a majestade por ter tramado um golpe contra seus filiados e pré-candidatos a vereadores do partido Solidariedade.
O cidadão chamado de Waldemar Bibico, que deu vida a legenda Solidariedade em Itapetinga reunião seu grupo de pré-candidatos a vereadores sobre uma promessa milionária de dinheiro jorrando na legenda para as candidaturas na eleição. A promessa de dinheiro fácil atraiu nomes para legenda, isso, a um ano da eleição, onde a composição já estaria fechada.
Tudo prontinho e dentro dos conforme, o tal Bibico, que conseguiu reunir pré-candidatos de ideologia opositora ao atual governo municipal Rodrigo Hagge, foi pego negociando com o prefeito governista de Itapetinga cargos e vantagem na Prefeitura sobre promessa que o partido estaria com Eduardo Hagge na eleição.
Quando os filiados descobriram a trama Bibico de aliar com os Hagge na eleição do próximo ano, destronaram em questão de horas onde assumiu no lugar, um tal de Adilson Martins.
Agora, “chupa essa manga”, o Martins novo presidente da Solidariedade é ex-vereador de uma cidade vizinha que agora quer ser candidato a prefeito de Itapetinga. Pergunto a vocês! Dá para levar a sério a raia miúda da politica de Itapetinga?