Chega prá-la do PT em vereadores aliados é alerta que legenda a serviço de Sibele vai depender de Cida Moura

Chega prá-la do PT em vereadores aliados é alerta que legenda a serviço de Sibele vai depender de Cida Moura

Sem renovação, Federação PT, PV, e PC do B dependerá dos votos de legenda despejados por Cida Moura para eleger um vereador. Isso, se a ex-primeira-dama for para o PT.

Chega prá-la do PT em vereadores aliados é alerta que legenda a serviço de Sibele vai depender de Cida Moura
Sibele Nery, única vereadora do PT na Câmara Municipal de Itapetinga.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Itapetinga é hoje, uma legenda de serviços exclusivos a vereadora petista Sibele Nery, quando o assunto é reeleição ao Legislativo Municipal. A renovação do mandato da petista opositora mergulha a legenda em um vazio de candidaturas de baixa votação que mesmo em uma federação PT, PC do B e PV corre sério risco de fazer um vereador, mesmo sendo turbinada por voto de legenda proporcionado pela candidatura da ex-primeira-dama Cida Moura.

Mas, isso, se Cida Moura decida ficar no PT, caso, siga para outra legenda aí que os petistas afundam de vez, após recusar a ida compartilhada do PV com os vereadores de oposição Tiquinho Nogueira e Valdeir Chagas, além de mais dois nomes que inclui o ex-vereador Diga-Diga.

O PT de Itapetinga faz um jogo arriscado de não renovar a legenda para eleger Sibele Nery em um gesto mesquinhez onde arrisca não fazer nenhum vereador mesmo com ativo do PC do B e votos de legendas levados por Cida Moura.

O ensaio de saída do sindicalista Sidney Mendes do PT de média acima de 600 votos nas últimas três eleições; do ex-vereador Diga Diga, também acima de 600 votos e com troca de lado de Francine de quase 400 votos. O PT de Itapetinga desintegra sobre a desconfiança de candidatos que na legenda petista o esquema está montado em prol da vereadora Sibele Nery.

Os comunistas de Itapetinga que terá vaga na Federação mostraram uma média de poucos mais de 200 votos na última eleição, isso, só entre os dois principais candidatos do PC do B. Com pouco mais de 600 votos da vereadora petista Sibele Nery, o quadro partidários é desolador, com única válvula de escape se o radialista Amaral Júnior topar ser candidato a vereador para levar votos, e, claro, com ajuda da ex-primeira-dama despejar os preciosos votos de legenda. Votos de legendas são aqueles em que o eleitor não quer votar em vereador repetem o número do candidato a prefeito.

A recusa em aceitar os ex-vereadores Nogueira, Chagas e ex-vereador no PV pode ter alto custo não só para o PT e sua federação de legendas, mas também para provável candidata Cida Moura se decidir pela legenda dos trabalhadores. A baixa representatividade na federação na Câmara de Itapetinga significa que fidelidade em um provável governo Cidista dependerá das legendas aliadas que necessariamente da Federação PT, PV e PC do B.

Aceno do senador Otto sobre Cida Moura no PT coloca Alfredo Cabral na vaga de vice-prefeito
Aceno do senador Otto sobre Cida Moura no PT coloca Alfredo Cabral na vaga de vice-prefeito (VEJA AQUI)

Em plena janela partidária de 30 dias para troca-troca de partidos autorizada pela legislação eleitoral sem risco de perda de mandato, a expectativa é que os vereadores Tiquinho Nogueira e Valdeir Chagas deva ingressar no PSD do ex-vereador Alfredo Cabral cotado para ser vice-prefeito na chapa Cida Moura, como também, a ida do sindicalista Sidinei Mendes  e o ex-vereador Diga Diga.

O jogo está aberto, e tudo pode mudar a qualquer momento. Afinal, a janela partidária encerra em 6 de abril.