Justiça Eleitoral promove, nas redes sociais, uma campanha dedicada ao voto dos jovens de 16 e 17 anos.
Semana do Jovem Eleitor incentiva pessoas entre 16 e 18 anos a participarem do processo eleitoral. |
O jovem de apenas 15 anos que completará 16 até o dia do primeiro turno da eleição municipal deste ano, em 6 de outubro. Pode ir à um cartório eleitoral tirar seu título de eleitor e votar pela primeira vez para prefeito e vereador. Mas isso, até a primeira semana de maio.
Tirar o título é rápido, sem complicações e pode ser feito pela internet. No site do TSE, basta escolher a opção serviços eleitorais autoatendimento; clicar em título eleitoral, preencher o cadastro, com os documentos solicitados e acompanhar o pedido no site. Quando o título estiver pronto, estará disponível no aplicativo e-Título.
Quem preferir, pode ir a um cartório eleitoral, levando documento com foto e comprovante de residência.
A campanha da justiça eleitoral do meu ‘primeiro voto’ reforça o peso do voto dos jovens de 16 e 17 anos na democracia. Quanto mais cedo os adolescentes participarem do processo de escolha dos candidatos, mais influência vão ter sobre o presente e o futuro deles mesmos. A data limite para tirar o título é 8 de maio.
Na eleição 2020 em Itapetinga os jovens de 16 e 17 anos, apto a votarem somaram 765 votos, na maioria mulher. Reforçando um eleitorado do município de 64% de eleitores solteiros; 28% de casados; 4% divorciados e 2% viúvos. Hoje, Itapetinga registra 42.997 eleitores.
De um eleitorado itapetinguense de maioria de eleitores de 40 a 44 anos, seguido de 35 a 39 anos, em terceiro, grupo de eleitores 45 a 49 anos. Menor grupo é do 100 anos acima que somam 32 pessoas, que não são obrigados a votarem, assim, com os jovens de 16 a 17 anos. Obrigação do voto com idade entre 18 e 70 anos.