EDITORIAL: Itapetinga volta a ter uma xepa de candidatos irrelevantes e inúteis para a cidade

EDITORIAL: Itapetinga volta a ter uma xepa de candidatos irrelevantes e inúteis para a cidade

Na feira livre de candidatos em Itapetinga apoiadores apresentam seus deputados federais e estaduais sem nenhuma prestação de serviços a cidade.

EDITORIAL: Itapetinga volta a ter uma xepa de candidatos irrelevantes e inúteis para a cidade
Em Itapetinga, apoiadores de deputados abrem a temporada de caça ao eleitor. 

A campanha eleitoral que começou para valer esta semana, tem candidatos a deputados em Itapetinga ao gosto do eleitor desavisado. Tem candidatos que se quer conhece o município e seus problemas, como também, tem candidatos que já mais prestou serviços à população, mesmo assim, tem vereadores, prefeito e políticos brigando para ofertar votos aos candidatos de suas preferencias. Mas, fazendo justiça, existem candidatos que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento da cidade.

“Se existem candidatos que ajudam ou ajudaram Itapetinga a crescer, por que não apoia-los nessa eleição?” A resposta para essa pergunta está na feira livre: onde ‘saco vazio não fica em pé’, ou no dito popular: ‘levar o pão para as crianças’. Aqui, não estou falando de cidadãos comuns que lutam para sobreviver na maior crise da carestia de todos os tempos, estou falando de políticos com mandatos e sem, como: vereadores, prefeito e ex-prefeitos.

Essas figuras políticas a cada eleição apresentam candidatos a deputados conhecidos e desconhecidos pelos eleitores da cidade. Porém, em sua maioria pleiteante a vaga de deputados federal e estadual que jamais pisaram em solo itapetinguense. Toda essa xepa de candidatos não sai barato para aquele que os apresentam, como por exemplo: os vereadores que apoiam determinada candidatura em tronca de alguns ‘lobos-Guarás’ [se é que me entende]. A depender dos votos obtidos através daquela figura política de Itapetinga, geralmente, são recompensados como mais ‘lobos-guarás’, em caso de vitória.  

Daí você percebe que não é atoa que essas figuras políticas batem em sua porta, em uma eleição que não seja a municipal de vereador e prefeito. Com os ‘lobos-guarás’ em seus bolsos, ele prometem que os candidatos a deputados lutarão pela cidade se forem eleitos, sem a garantia que esses pleiteantes a deputados, irão de fato fazer algo de bom para cidade. Afinal, eles [apoiadores] estão pesando exclusivamente no valor da fatura pago com antecedência pelos candidatos. 

Para buscar votos para candidaturas que jamais prestou serviços à cidade como envios de emendas parlamentares ou apoio direto a comunidade local. Esse exército de apoiadores apelam para o jogo baixo na eleição, se caso, não consigam convencer o eleitor de votar no candidato apresentado, eles [apoiadores] partem para compra de votos no famoso ‘boca de urna’, uma formula básica e antiga de ofertar votos aos seus candidatos sem muito esforço de convencimento. 

Pela lei da oferta e procura a ‘boquinha de urna’ para compra de votos saem, hoje, em Itapetinga pela bagatela de R$ 50 reais, mesmo valor pagos por candidatos a vereadores na eleição/2020. Isso, debaixo do nariz da justiça que sequer se esforça para investigar esse absurdo crime eleitoral.

Na feira de livre de candidatos nem tudo está estragado ou perdido, há deputados federais e estaduais que disputam a reeleição e outros como apoiadores. São os casos dos deputados federais: Antônio Brito (PSD), gostem ou não, ele é o atual recordista de emendas parlamentares a Itapetinga, assim como, o federal Arthur Maia (União Brasil) que vem enviado para o município verbas federais. Tem também o ex-deputado federal José Carlos Aleluia que por duas vezes foi apoiado pelo ex-prefeito José Otavio Curvelo (União Brasil), no passado contribuiu com gordas emendas parlamentares para Itapetinga, hoje, apoia seu filho a federal, o vereador de Salvador Alexandre Aleluia (PL).

Na Assembleia Legislativa, não temos o que comemorar no rol de deputados estaduais mais bem votados em Itapetinga na última eleição. Segundo dados, o deputado Rosemberg Pinto (PT), é único a enviar benefícios em obras para o município, não pelo fato que ele seja líder do governador Rui Costa (PT), pois, existe deputado opositor como Paulo Câmara (PSDB) de conseguiu alguns benefícios para cidade. 

O pior ficou, para o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), que conseguiu na eleição/2018, fazer o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) ser o mais votado nas urnas da cidade, em contrapartida no cargo ofertou para o município, o nome de uma rodovia estadual que leva o nome de Virginia Hagge, mãe do atual prefeito de Itapetinga.            

O eleitorado de Itapetinga precisa acorda e começar a enxergar quem verdadeiramente luta pela cidade e não apenas dá seu voto a aventureiros que chegam por aqui, enchem os bolsos dos seus apoiadores nas custas do eleitor. Onde esses [eleitores] acham que deputados tem pouca importância nas suas vidas. Um ledo engano, que faz eleger um candidato que continuará não fazendo nada pelo município, e quando chegar aproxima eleição fará tudo de novo, usar apoiadores como cumplices de promessas para comprar votos dos babacas eleitores itapetinguenses.