Na Bahia, petistas usam tática bolsonarista para chegar no 2º turno ao apostar em pesquisas forjadas

Na Bahia, petistas usam tática bolsonarista para chegar no 2º turno ao apostar em pesquisas forjadas

PT da Bahia se iguala ao bolsonarismo ao esquentar pesquisas sem credibilidade para por seu candidato a frente.

Na Bahia, petistas usam tática bolsonarista para chegar no 2º turno ao apostar em pesquisas forjadas
Carlismo desmonta tática petista com sondagem de dois institutos de credibilidade no Brasil, Datafolha e Ipec.  

Nessa eleição o surpreendente não é a inédita polarização entre candidaturas presidenciais na disputa do 1º turno, mas sim, de um número ascendente de institutos de pesquisas. Aí, tem de todos os tipos, basta o partido ou candidato contratar que sairá ao gosto do freguês, sem o mínimo de constrangimento se os levantamentos revelarem uma discrepância em comparação a outros institutos de pesquisas no Brasil.

Na balada de institutos de pesquisas sem credibilidade no mercado, petistas baianos se assemelham ao bolsonarismo no uso de levantamentos forjados feitos sob medida para alardear a possibilidade de uma possível virada a candidatura ao governo da Bahia. 

Partidos e aliados de Jair Bolsonaro se utilizam de pesquisas encomendada do ‘topa tudo’, para espalhar que o presidente esta na ponta, como faz o Paraná Pesquisa que ao aceitar um contrato de R$ 32 milhões do governo federal, são recompensados com levantamentos que apontam vantagem do mandatário em estados do sudoeste e sul do país onde os institutos de credibilidade IPEC, Quaest, MDA e Datafolha apontam que Bolsonaro está em desvantagem em comparação a Lula.

Tática bolsonarista, hoje, empregada pelos petistas baianos que esquenta um instituto que chegar a divulgar sondagens que desafiam até institutos classificados pelo selo UOl, como pouco confiável ou controverso. Refiro, a AtlasIntel em parceria com o jornal A Tarde, que foi emparedada esta semana com dois institutos de maior credibilidade no Brasil, Datafolha e Ipec, a ex-Ibope.

Enquanto na manhã da quarta-feira (24), o AtlasIntel/Atarde publicava seu levantamento feito via WhastApp, que colocava o candidato do PT Jerônimo Rodrigues na ponta, o Datafolha na tarde da quarta divulgava sua sondagem presencial que restabelecia o que os demais institutos de pesquisas revelam, ACM Neto (União Brasil), lidera é com chances de vencer no 1º turno.   

O instituto AtlasIntel contratado pelo jornal baiano revelou uma virada onde Jerônimo atingiu 38% das intenções de voto, enquanto ACM Neto marcou 35,6%, em terceiro apareceu João Roma (PL), com 14,7%. Horas depois veio o Datafolha, que o PT baiano até tentou censurar na justiça seu levantamento. No instituto paulistano ACM Neto 56%, Jerônimo 16% e João Roma com 8%.

Datafolha: ACM Neto vence no 1º turno com 54%, Jerônimo tem 16% e Roma 8%
Datafolha: ACM Neto vence no 1º turno com 54%, Jerônimo tem 16% e Roma 8% (VEJA AQUI)

Se era para desmontar a farsa petista em parceria com Jornal A Tarde que é patrocinada pelo governo da Bahia há 16 anos. A tática Carlista foi mais eficiente, em menos de 48 horas mais uma sondagem no Estado com instituto de peso, o Ipec, criado por executivos do Ibope, colocou ponto final na estratégia da virada do PT. Segundo Ipec: ACM Neto tem 56%; Jerônimo, 13%; Roma, 7%.

Ipec: ACM Neto tem 56%, Jerônimo 13% e Roma 7% para o governo da Bahia (VEJA AQUI)

Nas redes sociais a cúpula do PT da Bahia tentou desqualificar os levantamentos da Ipec e Datafolha que colocam Jerônimo entre 16% e 13% da preferencia dos votos dos baianos. Como o ex-governador e senador Jaques Wagner (PT), que ironizou os institutos de pesquisas e horas depois foi advertido pela campanha nacional de Lula para não questionar as sondagens da Ipec e Datafolha no estado que colocam Lula com mais de 60% e Bolsonaro com 20%.