Itapetinga registra mês de março de demissões. Indústria e comércio foram o que mais desempregaram.
Itapetinga tem mês de março/2024 de desemprego, segundo Ministério do Trabalho. |
O Brasil abriu 244.315 vagas de emprego formal em março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado é o melhor para o mês da série histórica da nova metodologia, iniciada em 2020. Porém, em Itapetinga o resultado é desastroso, com demissões superando os números de contratações por carteira assinada.
De acordo com Caged, Itapetinga contratou 277 novos trabalhadores e demitiu 300 de um saldo negativo de 23 postos de trabalho fechados para o mês de março. Os dados revelam uma indústria demitindo 33 e comércio 16 pessoas.
Os números só não foram ruins por conta dos setores do Agronegócio e Serviços que mais empregou que demitiu. O Agro deixa um saldo positivo de 16 empregos, enquanto o setor de serviços 10 contratações a mais.
Comparando saldo do emprego carteira assinada de 2023, o número não são nada animadores para capital da pecuária. Naquele ano registrou um período demissões de 25 no saldo negativo entre admissões e contratações. Em 2024, os números negativos surpreendem e entra na contramão do Brasil que registra queda no número de desemprego no país, de um município que registra alta de 23 postos de trabalho fechados.
Das 23 vagas de empregos fechadas em Itapetinga todas são de homens enquanto o mercado de emprego contratou no saldo positivo mais três mulheres para a indústria e um de serviços. O comércio mais uma vez é decepciona em mês de março, no quesito contratação.