Em reta final, Eduardo aposta no visual e Cida no cara-a-cara com eleitores

Em reta final, Eduardo aposta no visual e Cida no cara-a-cara com eleitores

 Contastes entre duas campanhas a prefeito de Itapetinga. Eduardo opta por populismo de casa cheia e Cida pelo contato direto com eleitores.

Em reta final, Eduardo aposta no visual e Cida no cara-a-cara com eleitores
Campanhas em Itapetinga apostam em estratégias de contato direto a antiga prática de mais publico em eventos políticos. 

Faltam 15 dias para eleição municipal em Itapetinga e os principais candidatos a prefeito se mexem para atrair os votos dos indecisos. A campanha de Eduardo Hagge (MDB) vem apostando no aglomerar de pessoas para demonstrar força, e sua adversária Cida Moura (PSD), no corpo-a-corpo com eleitores das periferias.

Ambas as campanhas apostam na vitória em 6 de outubro. A de Eduardo Hagge investe pesado na velha tática do visual para provar que seus eventos eleitoreiros tem mais pessoas que da sua adversária na corrida. Já a de Cida Moura vem comendo pelas beiradas, devorando as periferias para chegada ao centro no cara-a-cara com os eleitores.

Desde a domingueira da candidata Cida Moura no domingo, 15, os aliados de campanha do MDB, vem investido pesado nas redes sociais na antiga tática de demonstração de força de aglomeração para provar que os Hagge estão levando mais pessoas para seus comícios e caminhadas que à adversária.

Aposta no visual era muito comum em eleições passadas até ser demolida na eleição presidencial, onde Lula desbancou Jair Bolsonaro, mesmo com o então presidente da republica a levar uma multidão para seus comícios.

A estratégia de campanha do candidato do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge, o Eduardo Hagge é abraçar a antiga artimanha para se manter vivo na disputa. Hoje, 21/09, é dia de carreata de visual e muito barulho de carros enfileirados, após uma semana de corpo a corpo com eleitores em bairros.

As esfarrapadas gabirabas após a Domingueira de Cida Moura
As esfarrapadas gabirabas após a Domingueira de Cida Moura

No corpo a corpo do emedebista, o curioso é que o contato direto com eleitores é o que menos importa. Para os seguidores dos Hagge, chamados de gabirabas, é provar que eles levaram mais gente para eventos diários que a campanha de Cida Moura. 

Opositora e as periferias ......

Enquanto os gabirabas se prendem ao passado. A candidata a prefeita Cida Moura inova em uma estratégia de campanha agressiva de aproximação com os eleitores em bairros periféricos. Favorita nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, a opositora fez um cerco inovador em campanhas municipais ao aproveitar a força dos votos dos habitacionais para avançar em bairros próximo aos residenciais.

Até aqui a tática vem funcionando bem, tanto que essas localidades periféricas vêm garantindo a liderança de Cida Moura em pesquisas internas realizadas por ambas as campanhas MDB e PSD.

Exemplo da tática de ‘comer pelas beiradas’, está no segundo maior reduto de votos em Itapetinga, os complexos das vilas Riachão e Isabel. Cida Moura empreendeu com sucesso sua vantagem nos residenciais Cassiano e Neto Fernandes ao investir com força nas vilas, o que fez abrir uma vantagem considerada sob Eduardo Hagge nessas localidades.

Já no maior reduto de votos da cidade, o bairro da Nova Itapetinga, Cida aproveitou o vácuo do habitar Moacir Moura para avançar sob os eleitores da localidade. Ao dominar as áreas populares da Nova, antigo reduto gabiraba, a candidata a prefeita leva vantagem sob os Hagge ao atrair eleitores da área central da Nova.

No terceiro maior redutor de eleitores, as áreas do Américo Nogueira, o favoritismo de Cida Moura é ampliando com os votos do Quintas do Sul e Norte, de moradores revoltosos com atual administração Rodrigo Hagge por ter prometido pavimentação e nada ter sido realizado ao longo de quase 8 anos. Por lá é registrado uma vantagem de 8 para 2, ou seja, de cada 10 votos 8 é de Cida Moura e 2 de Eduardo Hagge.

Outra vantagem que é registrado a favor da ex-primeira-dama, está no complexo residenciais: Erika, 12 de Dezembro e José Ivo de áreas próxima ao bairro central. O equilíbrio entre os candidatos, é desfeito com a força dos votos do José Ivo para Cida Moura.

A estratégia de campanha para reta final de eleição é evidenciada no dia a dia dos candidatos. Cida aposta menos no visual, e mais no contado com eleitores, como na programação deste sábado, 21/9, no Distrito de Bandeira do Colônia. A tática de Eduardo é investir na ideia de quanto mais pessoas nos eventos a vitória é certa.

Vale lembrar que na eleição presidencial os gabirabas estavam na campanha de Jair Bolsonaro é levavam vantagem em todos eventos com aglomeração em comícios e carreatas. Porém o resultado das urnas de Itapetinga deu vitória a Lula.