Três tentativas de julgamento e três recuo: o que há nas contas 2020 do prefeito Rodrigo Hagge no TCM

Três tentativas de julgamento e três recuo: o que há nas contas 2020 do prefeito Rodrigo Hagge no TCM

Atual Câmara de Vereadores de Itapetinga seria motivo dos Conselheiros do TCM voltarem à adiar julgamento das contas do prefeito Rodrigo Hagge.

Três tentativas de julgamento e três recuo: o que há nas contas 2020 do prefeito Rodrigo Hagge no TCM
Julgamento da contas de 2020 do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) volta a ser adiada no plenário do TCM da Bahia.

No dia 22 de novembro 2024, o Diário Oficial do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), voltou a publicar mais uma retirada de pauta da fatídica contas 2020 do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) com retorno ao gabinete do conselheiro relator Nelson Pellegrino.

Publicação do Diário Oficial  do TCM nº 2.466 de 22 de novembro de 2024.
Publicação do Diário Oficial  do TCM nº 2.466 de 22 de novembro de 2024.

A manobra de retirada de plenário do Tribunal de Contas é comum nas pautas de julgamentos, mas começa a chamar atenção pelo bate volta do processo nº 10160e21 que julga as contas 2020 do prefeito de Itapetinga.

Desde 2023, o vai e vem de plenário para julgar as contas do gestor público Rodrigo Hagge arrasta o relatório auditado para um suspense e desconfiança que há algo de muito podre nas criativas contas do prefeito emedebista.

A leitura de plenário no dia da retirada de pauta sinalizou que o ‘parecer prévio’ do conselheiro relator Pellegrino das contas de Hagge estão prontas para julgamento com possível carimbo de rejeitada. Então, porquê não julga? Uma pergunta que só o conselheiro do TCM poderá responder já que justificativa para exclusão da pauta não é esclarecida pelo Tribunal de Contas.

TCM senta sob as contas 2020 do prefeito Hagge para evitar que vereadores derrubem possível rejeição (VEJA AQUI)

A suspeita é que a terceira retirada de pauta para julgamento das contas de Rodrigo Hagge pode esta ligada a atual legislatura na Câmara de Itapetinga. Com maioria em plenário o prefeito de Itapetinga conseguiu derrubar duas contas rejeitadas 2018/2019 pelo TCM no plenário do legislativo municipal.

Tudo indica que os conselheiros do TCM não querem cometer os mesmos erros de enviar mais uma conta pública rejeitada do gestor itapetinguense para os atuais vereadores voltarem a derrubar novamente. Levando a crer que as contas 2020 de Hagge será julgada pelo Tribunal em 2025, e enviada para uma nova Câmara de Vereadores de votos governistas o insuficiente para uma nova derrubada.