Imagem de reunião do prefeito Eduardo Hagge com vereadores de chapa vitoriosa na Câmara amplia mal-estar com aliados e deve comprometer votações no legislativo.
Prefeito Eduardo Hagge (MDB), volta a desprezar base aliada para valorizar uma base sem votos suficientes na Câmara de Itapetinga. |
Nos bastidores da política de Itapetinga é unânime afirmar que o prefeito Eduardo Hagge (MDB), além de derrotar um grupo de vereadores aliados de maioria da sua própria sigla partidária na fatídica eleição interna de Mesa Diretora da Câmara de Itapetinga, vem tripudiando dos parlamentares ao exibir imagens do triunfo com reuniões com vereadores da chapa vitoriosa e ainda destilar desprezos aos aliados derrotados no pleito legislativo.
Só que a chapa derrotada pelo “voto da traição” da vereadora Sol dos Animais do Solidariedade a pedido do prefeito de Itapetinga, é composta por 5 vereadores da base governista, quatro do MDB: Valquirão, Tarugão, Peto, Tele e mais um do União Brasil: Anderson da Nova, com adesão da legenda opositora do PSD: Sidinei do Sindicato e Diga Diga.
Vereadora Sol dos Animais paga caro pelo ‘voto da traição’ (VEJA AQUI)
A derrota na eleição do legislativo fez surgir uma bancada de sete vereadores com ampla experiência, e se esse bloco decidir manter a unidade poderão impor uma série derrotas à administração de Eduardo Hagge levando a paralisação.
E o jogo de plenário é simples. Basta os 7 vereadores descontentes absterem das votações para que os projetos de leis da Prefeitura que requer maioria de 8 votos caiam por terra. Na Câmara, presidente é voto minerva, e só vota em caso de empate.
Quando o prefeito Eduardo Hagge decidiu apoiar a chapa de Luciano Almeida (MDB) ele acabou rachando a sua própria base aliada e desfalcando o plenário com um voto a menos. Hoje, é 7 a 7, e o prefeito precisará oito votos para aprovar seus projetos de leis. Qualquer abstenção ou voto contra não alcançará o empate para voto ‘minerva’ do presidente.
E é nesse fio da navalha que o prefeito Eduardo Hagge anda humilhado seus vereadores aliados de campanha passada ao sinalizar que uma bandeira branca com vereadores derrotados está distante após imagens circular nas redes sociais do prefeito em seu gabinete com os vereadores Luciano Almeida (MDB), Sibele Nery (PT), Sol dos Animais (solidariedade), Pastor Jean Doriel (PL), Manu Brandão (MDB), Tiquinho Nogueira (PSD), Neto Ferraz (PDT) e Daniel Lacerda (Podemos), ao deixar entender que aqueles nas fotos é a sua nova base de sustentação na Câmara de Itapetinga.
Tiquinho, Sibele e Sol: os vereadores sem-‘vergonhas’ (VEJA AQUI)
E essa, não é a primeira vez que o prefeito Eduardo Hagge despreza seus aliados vitoriosos de campanha para se reunir com opositores. Durante a campanha a presidente da Câmara de Itapetinga, ocorreu varias reuniões que se tornaram públicas com vereadores de oposição e governista enquanto sua verdadeira base era desprezada.
Ao cair nas redes, as fotos vão além de um compartilhamento entre simpatizantes do gabirabismo. Ela revela que o prefeito escolheu um lado sob uma ‘tabajara’ articulação que está levando sua própria gestão a um confronto de um só perdedor, nesse caso, o próprio Eduardo Hagge que sem legislativo não governa.