Itapetinga: voto para senador não empolga; Roma supera Wagner em meio a força de Rui Costa

Em meio ao desânimo dos eleitores, Roma lidera sobre Wagner, mas força de Jerônimo e Rui Costa pode mudar cenário.

Em Itapetinga, voto para senador não empolga; Roma supera Wagner em meio a força de Rui Costa
Na Imagem: Ministro da Casa Civil Rui Costa (PT), João Roma (PL) e o Senador Jaques Wagner (PT). 

Em Itapetinga, o voto para senador não está empolgando o eleitorado. É o que mostra uma pesquisa interna de um partido aliado ao palácio de Ondina, realizada nos dias 17 e 18 de dezembro, com 578 entrevistados. Mais de 40% dos eleitores estão indecisos ou pretendem votar em branco, um sinal claro de desinteresse pela disputa.

Apesar da apatia geral, a pesquisa revela um embate acirrado pela segunda vaga ao Senado. O candidato bolsonarista João Roma (PL) aparece à frente do ex-governador petista Jaques Wagner (PT) no município. Contudo, quem lidera com folga a preferência local é o ministro da Casa Civil Rui Costa (PT), ex-governador da Bahia, o que não surpreende, dada sua forte influência na região.

Em Itapetinga, Lula dispara, Jerônimo ultrapassa ACM Neto, Brito lidera, Rodrigo Hagge é absoluto e prefeito Eduardo vai mal.

O cenário sugere que o eleitor de Itapetinga tem memória recente: Rui Costa foi o último governador, Roma foi o candidato derrotado em 2022, e Wagner, apesar de histórico de ser o primeiro governador petista há 16 anos, aparece em terceiro, porém, próximo a Roma.

Aliados partidários, porém, acreditam que a vantagem de Roma em Itapetinga pode não se sustentar. Na Bahia, a eleição para senador costuma ser puxada pela chapa ao governo do estado. Com a campanha oficial se aproximando, a força política do candidato a governador Jerônimo Rodrigues tende a fazer crescer e pode impulsionar não só a própria candidatura, mas também a de Jaques Wagner, garantindo vitória na cidade aos petistas.

Por enquanto, Itapetinga mostra desânimo, mas a dinâmica da campanha nacional e a força de Jerônimo e Rui Costa devem definir os rumos do pleito. A eleição para o Senado ainda não decolou, mas a disputa pela segunda vaga talvez promete se confirmar João Roma para o senado, em meio a rumores de ser o vice-governador na chapa de ACM Neto (União Brasil).