Sem investigação, vereadores mantem suas assessorias laranja

Sem investigação, vereadores mantem suas assessorias laranja

Vereadores desafiam ao manterem seus assessores intactos no cargo após denuncias de usarem os comissionados de seus gabinetes como laranjas


Vereadores: Naara Duarte, Anderson da Nova, João de Deus e Nailton Negreiro

Em série de reportagens publicadas pelo IDenuncias sobre esquema de assessoria laranja na Câmara de  Municipal de Itapetinga, que chegou até provocar o Ministério Público, requisitando vasta documentação para suposta apuração, que não seguiu em frente, por um simples fato, se tratava de denuncias anônimas.

O ceticismo do Ministério Público diante acusações sob anonimato, levou o arquivamento, assim como o temor dos vereadores que receavam uma investigação sobre suas práticas irregulares.

Sem obstáculos no caminho, os ‘ardis’ itapetinguenses seguem sustentado um esquema que tornou público graças as revelações do IDenuncias, sobre laranjal seguido da prática da ‘rachadinha’, onde os vereadores exigem de seus assessores parlamentares parte dos salários.

O anonimato tornou combustível essencial para o Ministério Público de vários Estados, em investigações sobre a prática da ‘rachadinha’. Mas por aqui [Itapetinga], a coisa ilícita ficou na gaveta do MP. Como também qualquer chance de mudanças na Câmara de Itapetinga quando se refere ao quadro de assessores onde os principais denunciados pelo site continuam no cargo mesmo diante das exposições pela pratica ilegal.

Na esteira da irregularidade estão os assessores parlamentares da presidente Naara Duarte comprovados a pratica, após o IDenuncias revelar os nomes e rosto dos comissionados da comandante do Legislativo itapetinguense. Assim como os demais membros da Mesa Diretora que resolveram a acompanha a posição da presidente Naara em não mexer com seus assessores laranja.

Sem fiscalização de órgãos público, resta aos cidadãos do município, a boa vontade dos próprios vereadores em mudar esse triste quadro.

Como a iniciativa do vereador Romildo Teixeira, propôs mudança na lei das assessorias, tornando obrigatório assessores parlamentares baterem ponto eletrônico, a medida acabaria com o uso de comissionado com fantasma e reduziram drasticamente o esquema de laranjas.

A primeira prova de fogo para aprovação da emenda a Lei das assessorias, foi está semana (7), após votação de requerimento de urgência. Com placar de 7 a 6, favorável, o requerimento foi aprovado impedido qualquer manobra da presidente da Câmara em jogar na gaveta o Projeto de Lei, que terá prazo de até 45 dias para ser levado ao plenário.

Houve resistência à proposta, principalmente dos membros da Mesa Diretora, que articulavam para derrubada em plenário do requerimento de urgência, sem sucesso, vereadores governistas como Fabiano Bahia e Eliomar (Tarugão), foram votos decisivos para aprovação.

No dia seguinte aprovação de urgência ao Projeto de Lei, vereadores que votaram contra e sobre total pressão das redes sociais afirmaram que não votaram contra o projeto, mas pela urgência.

Porém, os vereadores não esclareceram sobre pressões, que sem a urgência o projeto poderia ser engavetado tanto nas comissões, assim como, pela presidente da Câmara.

Retornando a manutenção dos assessores laranja, o IDenuncias comprovou uma tímida exonerações de assessores parlamentares, em meio de demissões não foram comprovados os assessores de Naara e muito menos dos vereadores que fazem parte da Mesa Diretora. Segundo Diário Oficial da Câmara de Itapetinga.

Enquanto isso, a presidente Naara desfruta de seus laranjas, como também os seus colegas de Diretoria legislativa, Naiton Negreiro que mantém seu assessor sem trabalhar, Anderson da Nova, recordista em troca-troca de assessores, atualmente tendo como assessores mãe e filha na vaga; como também o vereador João de Deus, que resolveu desvirtuar a função de assessor parlamentar para motorista particular, pago com dinheiro público.

Essa é uma realidade que torna essa atual legislatura temerosa por suas ações de puros interesses, usando a estrutura pública para suas vantagens pessoais, tudo sobre olhar dos órgãos fiscalizadores.