MPF pede a Policia Federal que investigue o chefe da propaganda de Bolsonaro

MPF pede a Policia Federal que investigue o chefe da propaganda de Bolsonaro

Procurador pediu a Policia Federal para investigar Fabio Wajngarten, por suposto crimes de corrupção e peculato a frente da Secom


MPF pede a Policia Federal que investigue o chefe da propaganda de Bolsonaro
Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República,(Secom), Fábio Wajngarten.

O chefe da propaganda de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten será alvo de investigação por suposto esquema de beneficio a empresa em que é sócio majoritário com veículos de comunicação que detém contratos com o governo federal.

O Ministério Público Federal em Brasília (MPF) pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito criminal para investigar suspeitas sobre o chefe da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Wajngarten.

O MPF vê supostas práticas de crimes de corrupção passiva, peculato com desvio de recursos públicos feito por funcionário público, para proveito pessoal ou alheio, valendo-se da condição de servidor.

As penas previstas para os dois primeiros crimes variam de 2 a 12 anos de prisão, além de multa. No último caso, aplica-se detenção de um mês a um ano.

A iniciativa do MPF foi com base nas  reportagens da Folha de S.Paulo, que mostraram que Wajngarten é sócio majoritário de uma empresa que recebe dinheiro de emissoras de TV, como o SBT, Band e Record e de agências de publicidade contratadas pela própria Secom, ministérios e estatais do governo Bolsonaro. Na gestão de Wajngarten, essas empresas passaram a receber fatias maiores da verba publicitária da Secom.

De acordo a Folha de S.Paulo, o despacho requerendo a investigação da PF foi assinado nesta segunda-feira (27) pelo procurador Frederick Lustosa, da Procuradoria da República no Distrito Federal, após o órgão receber representações de diversos cidadãos, baseadas nas notícias. O caso correrá em sigilo.

Diante das revelações, o presidente da republica Jair Bolsonaro, vem resistindo à ideia de demitir o chefe da propaganda, Fabio Wajngarten, por se tratar de denuncia exposta pela Folha de S.Paulo, hoje, arqui-inimigo declaro da imprensa paulistana. 

Em resposta ao caso o presidente chegou afirmar que não aceita pressões para demitir o chefe da propaganda.  "Se foi ilegal, a gente vê lá na frente", respondeu Bolsonaro em meio às revelações da Folha.