Coronavírus: Igrejas católica e evangélica de Itapetinga suspendem eventos religiosos

Coronavírus: Igrejas católica e evangélica de Itapetinga suspendem eventos religiosos

Em acordo com o poder público as igrejas católica e evangélica decidem suspender suas festividades religiosas por temor do coronavírus


Coronavírus: Igrejas católica e evangélica de Itapetinga suspendem eventos religiosos
Festividade do padroeiro de Itapetinga, São José.


Em meio a maior crise de saúde planetária classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como pandemia, por conta do novo coronavírus, que vêm colocando a humanidade de joelhos. Gera pânico e medo, mesmo diante das autoridades afirmarem que não é motivo para tanto.

O medo tomou conta do planeta. Shows, feiras, celebrações religiosas, eventos esportivos, congressos, passeatas, aulas e concursos foram cancelados, empresas mudaram suas rotinas, as bolsas de valores despencaram. Já que o coronavírus tem alvo preferencial na mortalidade dos infectados ‘os idosos’. 

Em Itapetinga, o temor de contrair o novo vírus, fez o poder publico municipal e igrejas católica e evangélica chegassem a um acordo, em um mês de eventos religiosos, que geralmente atrair milhares de fiéis.

Jesus Viva Verão, evento que atrai milhares de evangélicos em Itapetinga

O bom senso inicial, foram com os responsáveis pela organização do "Jesus Vida Verão", evento providos por evangélicos de Itapetinga, que decidiram pelo adiamento que começaria este fim de semana.

Em outro acordo, com a Igreja católica em plena festividade do padroeiro da cidade São José. Segundo anuncio dos padres que fazem parte da programação das festividades, as missas ao padroeiro serão fragmentadas em horários que possam reduzir o número de fiéis na Igreja. A medida mais extrema foi com a tradicional procissão, que pela primeira vez na história das festividades não será realizado este ano, por conta da pandemia do coronavírus.  

Esta manhã de domingo (15), pelo rádio, o padre da paroquia Nossa Senhora das Graças, Carmelito Eloísio Andrade, apelou para os fiéis idosos, que não compareçam as missas e muito menos saírem de suas casas. 

Até o momento, Itapetinga não registra nenhum caso suspeito da doença. Mas medidas preventivas estão sendo tomadas pelas autoridades municipal. Infelizmente, até o fechamento desta matéria, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) e a presidente da Câmara de Itapetinga, Naara Duarte (DEM) não anunciaram mecanismos preventivos para setor público, a exemplo, de várias Câmaras e Prefeituras pelo país que adotam medidas de prevenção.  Entre as medidas: redução de circulação de pessoas, suspensão de sessões solenes e até ordinárias, fechamento das galerias legislativas para população entre outras ações. Tudo no sentido de não aglomeração de pessoas.

Segundo Fátima Vasconcellos, diretora da Associação Brasileira de Psiquiatria, o medo de ser infectado pelo o coronavírus, a princípio, não é ruim, o sentimento é positivo, nesse caso, porque ajuda as pessoas a redobrarem a atenção às práticas de prevenção contra o novo vírus.

“Na vida, nós passamos por alguns riscos, e o medo e a ansiedade são sinais de alerta para eventuais riscos. Temos que avaliar quão reais eles são, mas não podemos deixar as coisas tomarem proporções maiores do que realmente têm”, diz Fátima a Folha de S.Paulo.