Coronavírus: Prefeito Rodrigo Hagge suspende aulas e Naara sessões da Câmara

Coronavírus: Prefeito Rodrigo Hagge suspende aulas e Naara sessões da Câmara

Após IDenuncias revelar a falta medidas contra o coronavírus, Prefeito e Presidente da Câmara lançam ações defensivas para conter possível pandemia em Itapetinga.


Coronavírus: Prefeito Rodrigo Hagge suspende aulas e Naara sessões da Câmara
Prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge e a presidente da Câmara Naara Duarte. Foto montagem IDenuncias


Dois dias após o IDenuncias revelar inoperância dos poderes municipal Prefeitura e Câmara de Vereadores,  sobre a incapacidade de medidas concretas no combate ao novo coronavírus no município. O prefeito Rodrigo Hagge (MDB) e a presidente da Câmara, Naara Duarte (DEM), publicaram na tarde desta terça-feira (17), decretos adotando medidas preventivas. Entre elas; suspensão e aulas nas redes pública e privada, incluído o ensino superior e sessões legislativas.

As medidas tardias adotadas pelos chefes dos poderes municipais, veio após confirmação da primeira morte no Brasil de um paciente que contrariou o vírus, em São Paulo. 

Conforme publicação IDenuncias, acordo entre católicos e evangélicos avançaram. Foram suspensos eventos religiosos programados para até final de março. A Igreja Católica suspendeu a tradicional procissão, além de fragmentar as missas da festividade do padroeiro da cidade, “São José”, para conter aglomeração, assim como evento evangélico “Jesus Viva Verão”, geralmente realizado no Parque Poliesportivo da Lagoa.

Mas também revelou o descaso das autoridades públicas que empacaram em ações eficazes no setor público na contenção da pandemia. Como no caso da Câmara de Itapetinga, que vinha cedendo espaço do plenário para reunião de sindicato e partido político, além de realizando sessão especial. Já na Prefeitura Municipal, atividade funcional estava dentro da normalidade, como se país não enfrentasse uma guerra contra o coronavírus.

Conforma No decreto municipal nº 62/2020, o prefeito Rodrigo Hagge cria ’Gabinete de Crise’, e adotam medidas como as suspensões das aulas nas escolas públicas, privada incluído o ensino superior e redução de atividade de servidores nas secretárias e na sede da prefeitura. As aulas ficarão no período de 18 de março à 03 de abril, sendo prorrogada conforme a propagação do vírus, que segundo governo federal estima que pico da doença deve estender ate agosto desde ano. Veja o Decreto aqui. 

A Câmara de vereadores anunciou ações de prevenção ao coronavírus, de acordo com a Portaria nº 680/20, a presidenta Naara Duarte (DEM) estabelece medidas como a suspensão de sessões especiais, audiências públicas, eventos políticos, eventos comemorativos e solenidades agendadas para o Plenário Ulysses Guimarães. Fato denunciado pelo IDenuncias sobre o uso irresponsável do plenário da Câmara em plena pandemia viral.

Conforme publicação da Portaria, a Câmara reforçará internamente ações de orientação, prevenção, etiquetas de contato, além de medidas de higienização da sede do Poder Legislativo. Todos os setores deverão receber álcool gel e equipamentos necessários para a proteção individual. Veja a Portaria aqui.

Infelizmente na portaria da presidente da Câmara, não foram anunciado medidas internas como circulação pessoas no Parlamento e redução diária de funcionários como estabeleceu o prefeito municipal. E o absurdo não para, Naara Duarte manteve as sessões ordinárias dentro da normalidade, o que pode expor funcionários e vereadores, já que haverá aglomeração de pessoas no plenário da Casa em dias de sessão.

O ministério da Saúde deve anuncias nas próximas horas do dia (18), a confirmação de mais uma vítima fatal do coronavírus, em Icaraí no Rio de Janeiro. São Paulo fez a primeira vítima no país. Autoridades sanitárias paulistana falam em quarentena no Estado após morte.

O Ministério da Saúde afirmou com a transmissão comunitária em São Paulo e Rio de Janeiro o número de casos suspeitos tende a aumentar. A testagem para coronavírus será feita em casos graves, os pacientes internados. Nos demais casos, considerados leves, será levado em conta o critério clínico epidemiológico. Por exemplo, o médico atendeu, viu que é um paciente jovem, cuidou do pai com coronavírus e apresenta sintomas, o médico notifica como caso da doença. Assim servirá de orientação para todo o país, conforme site da pasta.

Em dados mais atualizados, Subiu para 291 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil e um óbito confirmado no estado de São Paulo, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde até 18h desta terça-feira (17).