Supremo corta as asas mortíferas de Jair Bolsonaro

Supremo corta as asas mortíferas de Jair Bolsonaro

Decisão do STF,  limita os poderes do presidente Bolsonaro na pandemia do coronavírus.


Supremo corta as asas mortíferas de Jair Bolsonaro
Supremo limitou os voos rasantes da irresponsabilidade de Jair Bolsonaro na crise do coronavírus. Foto montagem IDenuncias.

Até parece que o Brasil vive um regime parlamentarista, quem manda é o primeiro-ministro, enquanto o presidente da republica e uma figura decorativa sem poderes governamentais de um país. Assim, é Jair Bolsonaro, líder de uma nação, isolado e com poder de decisão limitado pelo Congresso Nacional e pelo Judiciário na crise do coronavírus.

Para quem ameaçou dá canetas se não cumprirem suas insanas ideias, Bolsonaro viu seu poder de presidente, se esvarri entre os dedos ao se opor as medidas de isolamento social impostas por Estados e Municípios em conter o avanço da pandemia pelo país.

Em uma canetada poderosa da Suprema Corte (STF), nove ministros decidira que além do governo federal, os governos estaduais e municipais têm poder para determinar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em razão da epidemia do coronavírus. O argumento dos ministros é que está na Constituição que a saúde é um direito de todos e um dever do estado, compartilhado por União, estados e municípios.
  
A retirada abrutada de poderes de Jair Bolsonaro, foi a porrada que presidente não esperava receber diante ameaças do ‘liberou geral’ em tempos de pandemia, o que poderia colocar milhões de brasileiros a mercê de um vírus letal.

A decisão dos ministros do STF coloca em definitivo um freio em um presidente da republica que é taxado pelo mundo com um desequilibrado e apresenta sinais de insanidade metal, conforme publicação da maior revista de economia do planeta ‘The Economist’. Sendo até comparado ao pastor genocida  norte-americano Jim Jones.

Resta agora, a Bolsonaro apenas trocar o seu ministro da saúde, Mandetta, que é uma atribuição do presidente. Mas ele não terá poderes de mudar a política de combate à pandemia no país. Graças à decisão soberana da alta Corte do país. Ministro da saúde esse, que em coletiva deixou claro que o primeiro pilar é a defesa intransigente da vida, que é a missão do SUS. O segundo pilar é a ciência. Prioridades ignoradas por Bolsonaro, que defende a economia e despreza quantas vidas de brasileiros serão pedidas pelo coronavírus.

A boda nas asas de Jair Bolsonaro pelo STF, não permitirá que o presidente de voos altos com inicialmente tentou planar com o poder de sua caneta Bic. No alto, por enquanto, Bolsonaro viverá até o fim da pandemia sobre ameaça de impeachment e de pedidos de renúncia. Mas até lá a boda nas asas mortíferas está de bom tamanho.