Prefeito não explica suspeita que Itapetinga oculta dados de pessoas com Covid-19

Prefeito não explica suspeita que Itapetinga oculta dados de pessoas com Covid-19

População desconfia dos dados publicados pela Prefeitura de Itapetinga sobre os números de infectados pelo novo coronavírus.


 Prefeito não explica suspeita que Itapetinga oculta dados de pessoas com Covid-19
Na imagem: Secretário de Saúde Hugo Souza e o Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB). Imagem extraída do site oficial da Prefeitura Municipal de Itapetinga.


Esta semana foi uma daquela atípica em Itapetinga, quando surgiu um imbróglio sobre as suspeitas que a Secretaria de Saúde vem ocultando o real número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no município, com proposito de manter o comércio aberto.

As suspeitas da omissão de dados por Covid-19 foram levantadas nas redes sociais que rapidamente ganhou os blogs da cidade. Nos grupos de WhastApp, a desconfiança chegou seu alpes, ao afirmar que alguns casos de testes realizados por clinicas particulares não estaria sendo incluídas na lista oficial do município e muito menos transmitida para Salvador para atualização de dados da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Nos grupos de WhastApp citam até nomes de pessoas conhecida na cidade que estariam com novo coronavírus e excluídas dos dados oficiais.

Nas redes sociais, o clima foi de total desconfiança, e ganhou força durante a semana com o silêncio do secretário de saúde, Hugo Souza e do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), que preferiram ignorar os boatos a esclarecer. As suspeitas, é que três pessoas testaram positivo e 5 estaria sob suspeita de covid-19, e que já estaria apresentando sintomas da doença. Todos testaram em laboratórios particulares.

Com o silêncio das autoridades sanitárias de Itapetinga, e o avanço da pandemia em cidades vizinhas do interior baiano, que registra crescimento de números de infectados. Itapetinga, hoje, divulga números de pessoas com o novo vírus, praticamente estável, desde que o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) liberou a reabertura do comércio em geral, há mais de 30 dias.

Segundo publicação da Folha de S.Paulo, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou, nesta quinta (21) que é inevitável a avanço do vírus nas cidades do interior do País, mesmo a pasta registrando uma redução de casos em algumas capitais do Norte e Nordeste.

O ‘liberou geral’ de Hagge atinge setores proibidos na ampla maioria das cidades em todo País, que virou até motivo de discussão entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores estaduais, após decreto presidencial que libera determinados setores comerciais não recomendados por especialistas. A vídeo do governo municipal circulando nas redes sociais, atestando que a cidade está segura na pandemia com o comércio local aberto, e que hoje é exemplo mundial, pelas medidas restritivas adotadas no município.

Como o centro comercial aberto, bares, academias, salões de beleza, barbearias, igrejas cheias e restaurantes para atendimento interno, além da maioria dos cidadãos sem máscaras em vias públicas. Itapetinga tem vida de aparente normalidade em meio à pandemia viral. 

Para uma cidade que vive seus fins de semanas invejáveis, com direito a farras regadas por churrascos e muita bebida com amigos, além de igrejas evangélicas cheias. Torna difícil acreditar que dados divulgados pela Secretária de Saúde de Itapetinga, mantenha-se inalterados.

A birra das autoridades do município por falta de resposta diante boataria, por aparente iniciativa opositora, assim, alega governistas aliados de Hagge, levam a população acreditar que tem algo de erro no governo municipal e que alguém de fato, está mentindo sobre a existência de mais infectados pelo Covid-19 no município, só para manter as atividades comerciais na mais absoluta normalidades.


O IDenuncias esta com seu email:  
itapetingadenuncias@gmail.com disponível para autoridades esclarecer sobre os fatos mencionados.