Com 81 casos e 7 mortos por Covid, Itapetinga arrisca na reabertura do comércio

Com 81 casos e 7 mortos por Covid, Itapetinga arrisca na reabertura do comércio

Sobre incertezas do amanhã, Itapetinga arrisca reabertura do comércio em meio aumento do contágio por Covid-19. 


Com 81 casos e 7 mortes por Covid Itapetinga arrisca na reabertura do comércio
Centro comercial de Itapetinga Bahia

Com uma curva ascendente do contágio no município de Itapetinga, que registra um número de mortos superior a terceira maior cidade da Bahia, Vitoria da Conquista. Itapetinga retoma a vida que segue na reabertura do comércio nesta quarta-feira (18), em meio à incerteza do amanhã diante a pandemia.

Para reabertura, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) requenta anuncio de novas medidas retrativa que permanecem fechados academias, clubes, associações esportivas, bares, lanchonetes e restaurantes. Estes só poderão funcionar, em modalidades de drive thru ou delivery . O prefeito de Itapetinga decidiu pela volta das atividades comerciais após 2 dias no real de comércio fechado.

No pico do contágio comunitário pelo Covid-19 que se abateu Itapetinga, registra números preocupantes de casos confirmados com vítimas fatais. Até o momento, 81 pessoas testaram positivos para doença; 7 mortos, 10 casos suspeitos e 237 monitorados.

No último Decreto Municipal assinado pelo prefeito, havia suspendido por 4 dias as atividades comerciais não essenciais no município. Na prática o fechamento do comércio representou apenas 2 dias, já que o inicio da medidas foi no sábado (13) a partir das 13:00, geralmente horário de comercio fechado, assim como no domingo (14).

Em uma confusa orientação do Secretário de Saúde de Itapetinga, Hugo Souza, para justificar a reabertura do comércio, ele pede a população para manter o isolamento social e ao mesmo tempo refrisa a necessidade de manter a economia do município girando.

“A gente segue pedindo para que as pessoas mantenham o isolamento social o máximo possível para que possamos manter nossa economia girando, mas, mais e principalmente, para que possamos garantir a saúde da nossa população. Só venceremos a pandemia com o auxílio de todos”, afirmou o secretário de saúde, disse Hugo Sousa, em publicação em site oficial da Prefeitura de Itapetinga.


Essa imagem do site oficial da Prefeitura de Itapetinga, é só por garantia em caso de alteração da declaração do Secretário de Saúde, Hugo Souza. 


O aconselhamento do Secretário de Saúde que opta por duas medias ao mesmo tempo, de #ficar em casa e manter o comércio aberto, é o reflexo das incertezas que paira sobre a Gestão Municipal de como orientar a população de irem às ruas e não se infectares sem a principal medidas eficaz de isolamento social.
       
Com números assustadores de contágio no município, a reabertura do comércio pode ser um tiro no pé, na tentativa de deter o avanço do vírus letal. O movimento estranho e seguido por vários municípios do Brasil, contrariando medidas de outros Países, que conseguiram frear proliferação do Covid-19, com rígidas restrições de isolamento social. Para especialista o Brasil será o último país do mundo a sair da pandemia.