Após Decreto, Rodrigo Hagge precisa optar entre salvar vidas ou agradar CDL e Pastores

Após Decreto, Rodrigo Hagge precisa optar entre salvar vidas ou agradar CDL e Pastores

Decreto do prefeito de Itapetinga, que fecha comércio por apenas 4 dias, é só para agrada empresários e pastores na pandemia.


Após Decreto, Rodrigo Hagge precisa optar entre salvar vidas ou agradar CDL e Pastores
Decreto do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), foge da recomendação do OMS, que é acima de 10 dias.

É incompreensível o Decreto Municipal assinado pelo prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), em 11 de junho, que voltou a determinar o fechamento do comércio local por apenas 4 dias, diante do avanço da pandemia do Covid-19 no município, que faz vítimas fatais e dezenas de infectados pelo novo coronavírus.

No Decreto Municipal, o prefeito de Itapetinga na Bahia surpreendeu até mesmo aliados políticos quando seu ‘Gabinete de Crise’, decidiram fechar setores de serviços não essências por quatro dias, a começa do sábado (13) a partir da 13:00hs até a próxima terça-feira (16). Seria até razoável, se não fosse alguns detalhes. O comércio de Itapetinga funciona até o sábado as 13:00hs e o domingo atividades comerciais fica por conta de supermercados e uma loja de departamento.  No frigir, a iniciativa para promover o isolamento social, se resume em apenas 2 dias. (Veja no Diário Oficial).

Decreto Municipal, que na prática promove 2 dias de isolamento social em vez de quatro proposto.

O agravamento do contágio em Itapetinga é por conta de outro Decreto Municipal assinado pelo prefeito, em março, que liberou irresponsavelmente todas as atividades comerciais em plena pandemia. O “liberou geral”, provocou aglomerações, farras de fim semanas em bares, além de igrejas evangélicas descumprirem medias restritivas, já que a católica decidiu manter as portas das igrejas fechadas para fiéis. Isso, sem falar das barreiras sanitárias, comparada a um queijo suíço, cheios de furos.

Se um plano de contingência e uma fiscalização que possa fazer cumprir as medidas restritivas, o prefeito Rodrigo Hagge, voltou a errar na dose para conter proliferação do vírus no município. Assim como aceitou a pressão da classe empresarial e pastores para reabertura do comércio e igrejas, Hagge sofre novo dijavú, ao manter templos religiosos como serviços essenciais, contemplando líderes religiosos evangélicos.

A falta de sensibilidade para com as vidas humanas fica evidenciada, quando o prefeito é incapaz de seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) que atualizou em 5 de junho a sua recomendação para o tempo de isolamento que não seja menos que 10 dias. Para especialista da OMS, seria o ideal para que o sistema de saúde não entre em colapso em país sem cobertura ampla, com é caso do Brasil. 

Com 5 óbitos, até o momento, sem estrutura para caso graves da doença, e com uma curva ascendente do contágio. Autoridades de Itapetinga lança mais uma vez a população no abismo ao decreta apenas 2 dias no real, para deter a proliferação do vírus letal. Ao ceder a vontade de empresários do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e pastores correligionários, Prefeito Rodrigo Hagge, coloca interesses políticos acima das vidas humanas, visando a reeleição, sem pensar que as vítimas fatais, pode ser o seu revés na sonhada renovação de mandato.