Próximo de 500 casos da Covid, Itapetinga confirma 78 e 4 mortes desde 'toque de recolher'

Próximo de 500 casos da Covid, Itapetinga confirma 78 e 4 mortes desde 'toque de recolher'

Com 'toque de recolher' Itapetinga aproxima 500 casos de pessoas infectadas.


Próximo de 500 casos da Covid, Itapetinga confirma 78 e 4 mortes desde toque de recolher
Caso de pessoas infectados não para crescer no município de Itapetinga na Bahia.

A poucas horas de completar uma semana do ‘toque de recolher’, medida para tentar conter o avanço do coronavírus em Itapetinga, não dá sinais de achatamento da curva de contagio após rígida ação de isolamento e distanciamento social noturno. 

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde do município, não são muitos animadores. Do inicio do reconhecimento noturno em 2 de julho até o último boletim epidemiológico do dia 8 de julho, Itapetinga teve uma escalada preocupante entre estas dadas. O números apontam em um intervalo de quase 6 dias o município registrou 78 novos casos confirmados para covid-19 e 4 óbitos, enquanto os casos suspeitos da doença mais que dobrou neste período, foram 40.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença, no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 11 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias. 

Acompanhando os dados epidemiológicos de Itapetinga, a partir de Hoje (9), o ‘toque de recolher’, já pode ser avaliado se de fato a medida de isolamento noturno deu resultado. A medida rígida vai de 02 a 19 de julho em horários das 19: as 05:00hs. Segundo Decreto Municipal.

A expectativa das autoridades de saúde é que a curva do contagio decline nos próximos dias. Mas avaliado principalmente os casos suspeitos que indicava descer ladeira abaixo disparou em apenas 24hs, de 23 para 77 uma diferença de 54 novos suspeitos da doença. Ascensão também é observada em números de pessoas monitoradas de 556, 24hs depois, 615. 

O número de óbitos, e mais que preocupante neste momento do pico do contágio no município de pouco mais de 70 mil habitantes, pelo IBGE. Nesse período de 2 a 8 julho, ocorreu 4 óbitos, somando 15  vítimas fatais da Covid-19 até o momento. 

Os número da Covid-19 em Itapetinga parecem não cederem diante das medidas de isolamento e distanciamento social adotadas pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB), desde o inicio da pandemia. Os dados aponta para um agravamento da crise viral que pode levar o município a decretar a mais severa das medidas restritiva, o “Lockdown”.

Com Lockdown, o comércio será fechado e cidadãos serão proibidos de saírem de suas casas. A severa medida deu resultados em municípios que foram obrigados a decretar. Já que Itapetinga e seu ‘toque de recolher’ noturno encontra falha grotesca como o “liberou geral” durante o período do amanhã e parte da tarde e a noite todos para isolamento. Os próximos 5 dias serão cruciais para sobrevivência do recolhimento noturno do prefeito Hagge.