Fundação ligada a presidente da Câmara é alvo de investigação por falso médico e morte de paciente

Fundação ligada a presidente da Câmara é alvo de investigação por falso médico e morte de paciente

Esposa do presidente Câmara Léo Matos é alvo de inquérito que apura contratação de falso médico no Hospital Cristo Redentor. A negligência liga a morte de paciente.

Fundação ligada a presidente da Câmara é alvo de investigação por falso médico e morte de paciente
Fundação José Silveira administradora do Hospital Cristo Redentor é investigada por ter contratar falso médico. 


Um imbróglio de proporção grave envolvendo a Fundação José Silveira, administradora do Hospital Cristo Redentor por uso de falso médico que suspostamente teria levado a morte de um paciente teve forte repercussão em Itapetinga nesta quarta-feira (24).

A fundação ligada e administrada por anos, pelo atual presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Léo Matos (PSD), está no centro de um inquérito instaurado pela Policia Civil, que apura a contratação de um suposto estudante de medicina que estaria atuando como médico dentro da unidade hospitalar. E pior, esse tal estudante teria livre acesso para exercer a suposta função [médica] dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A negligência teria causando a morte de um dos pacientes. 

Após a descoberta, o estudante de medicina de escola paraguaia, Jean Franco, foi conduzido para delegacia para presta esclarecimentos. Em depoimento, o suposto médico, negou ser médico, e afirmou diante o delegado de policia civil, que exercia a função de consultor administrativo da Fundação José Silveira. 

Mas para os investigadores, os esclarecimentos do consultor que se passou por médico, não convenceu a equipe do coordenador da Policia Civil, delegado Roberto Junior, após diligencia no Hospital Cristo Redentor, constatou que dentro da unidade, pessoas dirigiam a Jean Franco, como “doutor”. Policiais flagraram o suposto estudante, com jaleco branco, com a inscrição “medicina”, muito utilizado por médico, no setor restrito aos profissionais de saúde do Hospital Cristo Redentor.

A reportagem do site Sudoeste Digital revela postagens de fotos no perfil na rede social do falso médico. No Instagram, Jean Franco, posa em sala cirúrgica deduzindo que estaria operando um paciente, em outras ao lado de um médico cirurgião e com equipe da UTI (que aparece segurando a inscrição "ESTAMOS").

Suposto estudante de medicina Jean Franco, acima segurando cartaz "Estamos".
Suposto estudante de medicina Jean Franco, acima segurando cartaz "Estamos". 


Alvos e Crimes

Com as investigações em curso, entram na mira da policia, o consultor administrativo Jean Franco que se passou por médico, Ana Bárbara Matos diretora da Fundação Jose Silveira, esposa do atual presidente da Câmara de Vereadores, Léo Matos, além de profissionais chefes das unidades internas e a própria Fundação. Se forem comprovadas às denuncias apontadas, todos podem responder entre outros crimes: exercício ilegal da medicina e crime de homicídio. Além dos crimes que serão imputados a Fundação por ter permitido um falso médico atuar dentro da unidade hospitalar. Em sua defesa a Fundação alegou que jamais contratou profissionais da Saúde sem registro no Conselho Nacional de Medicina.

Na Imagem a Diretora da Fundação José Silveira, Ana Barbara Matos e o Superintendente Administrativo-Financeiro, Carlos Dumet.

Silêncio da mídia

No transcorrer de toda quarta-feira (25), após reportagem do Sudoeste Digital, vir à tona, sobre o caso do falso médico envolvendo a Fundação José Silveira, houve uma corrida sem sucesso por mais informações em blog da cidade. Muitos cidadãos se perguntaram, “porque isso, não esta nos blogs daqui?”. É simples responder, a maioria dos blogs existentes no município tem patrocínio direto e indireto da Fundação José Silveira. Falar ou comentar o fato, em blogs poderia haver retaliação da Fundação com corte de patrocínio.