Atuação de Bolsonaro na TV e Hagge na Internet superou 'Os irmãos cara de Pau' da telona

Atuação de Bolsonaro na TV e Hagge na Internet superou 'Os irmãos cara de Pau' da telona

Cinismo, mentiras e omissão fizeram parte dos pronunciamentos do presidente Bolsonaro e do prefeito Hagge no combate a pandemia.


Atuação de Bolsonaro na TV e Hagge na Internet superou Os irmãos cara de Pau da telona
Na imagem: presidente da republica Jair Bolsonaro (sem partido) e o Prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB).


As distintas atuações clássica da vida real do presidente Jair Bolsonaro em rede cadeia de rádio e televisão e do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge na nas redes sociais em meio ao agravamento da pandemia foram dignos das grandes intepretações hollywoodianas, e chegou a dá um banho no badalado filme dos anos 80, Os Irmãos Cara-de-Pau.

Cada qual no seu papel. Bolsonaro e Hagge usaram os meios de comunicação disponíveis na terça-feira (23), para justificarem suas atuações na pandemia no dia em que o Brasil bateu recorde de mortes com mais de 3 mil em 24 horas. Frente às câmaras, eles deixaram a falsa modéstia de lado, e partiram para o cinismo descarado na tentativa de gambelar a população que estariam atuando no enfretamento a covid-19.  

Na TV, Bolsonaro desbancou atuação do então ator mirim de Hollywood, Frankie Muniz, no filme “O Grande Mentiroso”. Em um esforço para tentar melhorar a imagem, o presidente mentiu, distorceu e omitiu informações para defender o desempenho do seu governo durante a pandemia. 

Com Lula no calcanhar e pressionado pelo recorde de mortes, escassez de leitos de UTI, medicamentos e de vacinas contra Covid-19, Bolsonaro no pronunciamento em cadeia nacional omitiu seu desprezo a vacinas da China e da Pfizer, distorceu informações e buscou se promover com uma campanha de imunização ao posar de salvador da pátria para anunciar que 2021 será “o ano da vacinação dos brasileiros".

Os desdéns de Bolsonaro na pandemia dispensa comentários, mas não podemos deixar de destacar um trecho da fala no pronunciamento. “Em nenhum momento o governo deixou de tomar medidas importantes tanto para combater o coronavírus como para combater o caos na economia, que poderia gerar desemprego e fome.” Diz o presidente. [veja aqui]

Bolsonaro, por diversas vezes ao longo da pandemia, minimizou a gravidade da doença, criticou a necessidade do isolamento social e desprezou o uso de máscaras, medidas defendidas por especialistas para conter a disseminação do novo coronavírus. Em 2020, contrariado sobre o distanciamento e ausência de autorização para uso da cloroquina, remédio sem comprovação científica contra a covid-19, o presidente chegou a demitir dois ministros da Saúde por não concorda com suas ideias macabras na crise sanitária.  

Seguindo o mesmo roteiro cínico do presidente da republica na pandemia, o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, não ficou de fora e teve atuação modesta em papel secundário na “comédia da vida real”.  Em live pela internet, na noite desta terça-feira, (23), Hagge falou sobre a segunda onda da pandemia ao apresentar dados trágicos de casos de infecção de quase 4 mil e próximo das 100 mortes pela covid no município, e usou o mesmo discurso de Bolsonaro na TV, ao lamentar as vidas perdidas e se solidarizar com as famílias enlutadas.

Em transmissão pelas redes sociais, falou sobre as ações da gestão para evitar a circulação do vírus na cidade. E logo de cara, mentiu descaradamente ao afirmar que o governo municipal vem distribuindo máscaras e panfletos educativos de conscientização a população em medidas seguras para evitar o contágio. Na segunda onda da covid, o prefeito é a própria inercia de gestão na pandemia, Hagge vem pegando carona nas medias restritivas, impostas pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), e nada fez para contribuir em ações complementares e muito menos uso de campanhas publicitaria anti-covid. 

Com ausência de palavras como “restrição e distanciamento social” o prefeito tocou no tema imunização, assim como Bolosnaro, e em tom comemorativo exaltou a vacinação de pouco mais de 6% da população. 

De mais, foi uma perca de tempo assistir o pronunciamento do prefeito de Itapetinga [veja aqui] nas redes sociais, onde muitos esperavam algum tipo de doção de medidas eficazes para proteção da população em meio ao agravamento da pandemia. Mas, apenas o prefeito Hagge cumpriu o roteiro bolsonarista de enganar a população, ao afirmar que está fazendo algo útil para salvar vidas.