Com ameaça de uso da força policial, prefeita de Conquista recua e mantém 'toque de recolher' estadual

Com ameaça de uso da força policial, prefeita de Conquista recua e mantém 'toque de recolher' estadual

Após ameaça do governador da Bahia, prefeita Sheila recua e orienta a população de Vitoria da Conquista a cumprir o Decreto Estadual.  

Com ameaça de uso da força policial, prefeita de Conquista recua e mantem toque de recolher estadual
Na imagem: Prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Andrade e governador da Bahia, Rui Costa.


A tentativa de insurgência da prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade as medidas restritiva decretada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), para de conter o avanço da Covid-19, casou mal estar entre o poder Executivo estadual e municipal. Após prefeita anunciar que não iria cumprir o horário imposto no Decreto Estadual, que estabeleceu ‘toque de recolher’ das 18 às 05h da manhã seguinte.

Ao ter conhecimento do posicionamento da prefeita de Vitória da Conquista, que desejava o recolhimento noturno das 20 às 05:hs, a Casa Civil no Palácio de Ondina,  ligou para gestora, e a orientou manter a ordem social, decreta por Rui Costa, ou caso contrário, o governador usaria a Força Policial para o cumprimento do Decreto Estadual.

Poucas horas, após ameaça do uso de força policial, a prefeita Sheila, publicou nota de esclarecimento no site oficial da Prefeitura Municipal. A gestora recomendou à população de Vitória da Conquista que respeite as medidas impostas pelo Decreto Estadual nº 20.324, publicado no dia 19 de março de 2021, determinando o toque de recolher das 18h às 05h. “A orientação visa manter a ordem social, visto que o Governador do Estado comunicou que usaria a Força Policial para o cumprimento desse Decreto.”

“Por fim, o Município esclarece que mantém postura e abertura ininterrupta de diálogo, visando assertividade e melhores direcionamentos para preservação da vida e da economia em nossa região.” Encerra a nota de esclarecimento.

A ameaça do governador da Bahia a prefeita conquistense para cumprimento de medidas restritivas estadual foi um recado a prefeitos do interior baiano, que vem rebelando contra o ‘toque de recolher’ e lockdown decretos por Rui Costa, sobre argumento que as medidas prejudicariam as finanças desses municípios.

Com o objetivo de reduzir os altos índices de contágio da Covid-19 na Bahia, o governo estadual ampliou por mais duas horas o toque de recolher. A proibição da circulação de pessoas entre 18h e 5h passou a valer no início da noite da segunda-feira (22), em todo o território baiano. Como vem ocorrendo nas últimas semanas, o cumprimento da determinação, que segue até o dia 1° de abril, será mantido com o apoio da Polícia Militar da Bahia.

No boletim epidemiológico desta terça-feira (23), a Bahia, registrou nas últimas 24 horas, 4.061 casos de Covid-19 e 133 mortes. No acumulo são 774.491 casos confirmados desde o início da pandemia, e 14.357 tiveram óbito confirmado.