Governador da Bahia permite celebração religiosa presencial, mas proíbe atividades em academias

Governador da Bahia permite celebração religiosa presencial, mas proíbe atividades em academias

No último decreto, Rui Costa flexibiliza para igrejas, mas mantém restrições para academias, bares e restaurantes.

Governador da Bahia permite celebração religiosa presencial, mas proíbe atividades em academias
Atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e com capacidade máxima de lotação de 30%. 


Em nova publicação no decreto estadual de 20.259/21, o Governador da Bahia Rui Costa (PT), que prorrogou por mais 2 dias, o lockdown em todos estado, diante eminente colapso na saúde pública por internações por covid-19, permitiu o retorno presencial de fiéis em celebração de missas e cultos religiosos, mas voltou a proibir atividades em academias e reabertura de bares e restaurantes. 

Proibido no último decreto a presença de fieis em igrejas estava vedada pelo governador desde sexta-feira (26), inicio do lockdown, já que atos religiosos não são considerados serviços essenciais, como Hospitais, postos de saúde, farmácias e mercados de alimentos.

Com o novo decreto, todos os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30% (trinta por cento). Conforme publicação.

Mas, o governador manteve suspensos eventos e atividades, em todo o território do Estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, durante o período de 01 de março a 08 de março de 2021.

Em decreto estadual publicado nesta segunda (1º), Rui permitiu o retorno a venda de bebidas alcoólicas. As vendas estavam proibidas em quaisquer estabelecimentos da Bahia desde inicio do lockdown. Em outras palavras, está liberado o comércio de cerveja, vodka, vinho e outras bebidas alcoólicas, já que a medida não foi vedada no decreto.

Por outro lado, manteve medidas mais restritivas que proibiam a abertura de bares e restaurantes até às 5h da próxima quarta-feira (3). Durante esses dois dias, estabelecimentos do tipo só poderão funcionar com delivery. Depois, até o dia 8 de março, esses locais poderão abrir as portas, desde que encerrando o atendimento presencial às 18h. Após esse horário, o delivery será permitido até às 00h.